Contrariando as declarações oficiais, o PDT estadual poderá apoiar o prefeito Wilson Santos (PSDB), que ensaia candidatura ao governo nas eleições de 2010. Com conhecimento do presidente estadual do partido, deputado estadual Otaviano Pivetta, um grupo de dirigentes partidários articula junto a direção regional o respaldo para o gestor tucano. Segundo fonte do PDT, mesmo com disponibilidade para assumir um projeto majoritário no PDT, Otaviano não teria resistência em fechar apoio com o PSDB.
O PDT estadual trabalha oficialmente um plano para construir uma via alternativa. Nesse projeto, o partido sugere o nome de Otaviano como possível líder de chapa. A legenda discute com partidos como o PSB, PV e PCdoB a formação do bloco de esquerda. A proposta foi apresentada pelo PSB no pleito municipal de 2008. Porém, devido as peculiaridades municipais a idéia não obteve o9 êxito esperado. Nesse processo, o partido ainda esperada resposta do procurador da República, Pedro Taques, sobre convite de filiação.
Nesse cenário, surgem os dirigentes partidários que começam a dar os primeiros passos rumo a uma coligação com o PSDB. Segundo fonte do PDT, a direção regional não apresenta resistência diante da “alternativa”.