segunda-feira, 16/setembro/2024
PUBLICIDADE

MT fecha nos EUA acordo ambiental para “economia verde”

PUBLICIDADE

Mato Grosso é um dos participantes da elaboração do documento do Fórum Global de Governadores sobre Clima e Floresta (GGCS2), com sugestões voltadas para a efetivação da economia verde, aumentando o uso de energia limpa e de recursos renováveis, e reduzindo a dependência dos combustíveis fósseis que agravam o aquecimento global pelo chamado “efeito estufa”. O encontro é em Los Angeles, na Califórnia (EUA), organizado pelo governador Arnold Schwarzenegger e será referência para os trabalhos da Conferência da Organização das Nações Unidas sobre o Clima (COP 15), a ser realizada em Copenhagen, capital da Dinamarca, no mês de dezembro

O vice-governador Silval Barbosa, que representou Blairo Maggi, ressaltou que Mato Grosso tem feito o “dever de casa” no que diz respeito à adoção de medidas voltadas para a preservação ambiental. “Temos a consciência e a responsabilidade de manter nossa floresta em pé. Estamos fazendo a nossa parte, tanto que a imagem de Mato Grosso já melhorou significativamente perante outros países”, destacou o vice-governador, defendendo a adoção de mecanismos de compensação para a proteção da cobertura florestal e do estoque de carbono proveniente da redução do desmatamento.

De acordo com ele, a união dos governos e dos países em prol da preservação do Meio Ambiente é um passo importante no sentido de unificar o discurso. “O pensamento é unânime: proteger as florestas e valorizar os estoques de carbono”, sintetizou.

Nesta sexta-feira, Silval Barbosa irá apresentar no painel Forestry Solutions: Protecting the Lungs of Our Planet, as políticas ambientais que estão sendo implementadas no Estado de Mato Grosso, dentre elas, o programa MT Legal, que visa regularizar os passivos ambientais existentes e que já serviu de modelo para o Governo Federal implementar o programa Terra Legal.

Mato Grosso integra o Grupo de Trabalho dos Governadores sobre o Clima e a Floresta, principal organização responsável pelo desenvolvimento de recomendações para implementação de medidas voltadas para o setor florestal.

Integram a comitiva os secretários de Mato Grosso de Meio Ambiente, Luiz Henrique Daldegan, o chefe da Casa Militar, Alexander Maia, e o secretário executivo de Mato Grosso em Brasília, Jefferson de Castro.

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Tribunal define que câmara em Mato Grosso pode autorizar concessão de serviços

Os desembargadores que compõem o Órgão Especial do Tribunal...

Mauro espera que novo traçado ‘destrave’ projeto da ferrovia Sinop-Miritituba

O governador Mauro Mendes analisou, na sexta-feira, em Sinop,...

Prefeitura de Peixoto firmará parceira para implementar usina de energia solar

A prefeitura de Peixoto de Azevedo (190 quilômetros de...
PUBLICIDADE