Mato Grosso é um dos participantes da elaboração do documento do Fórum Global de Governadores sobre Clima e Floresta (GGCS2), com sugestões voltadas para a efetivação da economia verde, aumentando o uso de energia limpa e de recursos renováveis, e reduzindo a dependência dos combustíveis fósseis que agravam o aquecimento global pelo chamado “efeito estufa”. O encontro é em Los Angeles, na Califórnia (EUA), organizado pelo governador Arnold Schwarzenegger e será referência para os trabalhos da Conferência da Organização das Nações Unidas sobre o Clima (COP 15), a ser realizada em Copenhagen, capital da Dinamarca, no mês de dezembro
O vice-governador Silval Barbosa, que representou Blairo Maggi, ressaltou que Mato Grosso tem feito o “dever de casa” no que diz respeito à adoção de medidas voltadas para a preservação ambiental. “Temos a consciência e a responsabilidade de manter nossa floresta em pé. Estamos fazendo a nossa parte, tanto que a imagem de Mato Grosso já melhorou significativamente perante outros países”, destacou o vice-governador, defendendo a adoção de mecanismos de compensação para a proteção da cobertura florestal e do estoque de carbono proveniente da redução do desmatamento.
De acordo com ele, a união dos governos e dos países em prol da preservação do Meio Ambiente é um passo importante no sentido de unificar o discurso. “O pensamento é unânime: proteger as florestas e valorizar os estoques de carbono”, sintetizou.
Nesta sexta-feira, Silval Barbosa irá apresentar no painel Forestry Solutions: Protecting the Lungs of Our Planet, as políticas ambientais que estão sendo implementadas no Estado de Mato Grosso, dentre elas, o programa MT Legal, que visa regularizar os passivos ambientais existentes e que já serviu de modelo para o Governo Federal implementar o programa Terra Legal.
Mato Grosso integra o Grupo de Trabalho dos Governadores sobre o Clima e a Floresta, principal organização responsável pelo desenvolvimento de recomendações para implementação de medidas voltadas para o setor florestal.
Integram a comitiva os secretários de Mato Grosso de Meio Ambiente, Luiz Henrique Daldegan, o chefe da Casa Militar, Alexander Maia, e o secretário executivo de Mato Grosso em Brasília, Jefferson de Castro.