PUBLICIDADE

TCE e ouvidores em Mato Grosso discutem denúncas anônimas

PUBLICIDADE

A importância do anonimato e sigilo da denúncia para a efetiva participação popular na administração pública foi defendida pelo procurador do Ministério Público do Tribunal de Contas da União, Júlio Marcelo, durante o Seminário de Ouvidorias Públicas, esta tarde. Organizado pelo TCE-MT, em parceria com o Governo do Estado, o evento objetiva fortalecer as ouvidorias de Mato Grosso e incentivar a criação de novas.

De acordo com o procurador, a denúncia anônima deve ter um tratamento diferenciado, passando obrigatoriamente por uma investigação preliminar de veridicidade. “Havendo indícios que comprovem a denúncia, o inquérito é instaurado. Visando manter a prudência e descrição, porém, um novo processo deve ser iniciado excluindo a denúncia dos autos”, explicou Júlio.

O palestrante ainda citou dois exemplos reais onde, no primeiro, a quebra do sigilo foi autorizada pelo Supremo Tribunal Federal e, no segundo, quando a permanência da denúncia anônima no processo prejudicou seu julgamento. “Entendo que existe má-fé em algumas denúncias, mas isso não justifica a demonização do denunciante anônimo. Muitos casos, devemos admitir, jamais seriam solucionados sem a ajuda das denúncias anônimas”, disse.

O procurador Júlio Marcelo concluiu sua apresentação pedindo que não deixem de encaminhar denúncias aos Tribunais de Contas, vez que essas instituições tem constitucionalidade e estrutura adequada para apurar a improbidade e dar um encaminhamento correto.

O “Seminário de Ouvidorias Públicas: Instrumento de Gestão Participativa para a Melhoria da Administração Pública” reuniu cerca de 300 pessoas entre gestores e ouvidores na Escola Superior de Contas.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo município no Nortão enfrenta dificuldades no 1º ano

Boa Esperança do Norte, o município mais jovem de...

Prefeito de Peixoto de Azevedo amplia horário de funcionamento de órgãos municipais

O prefeito Nilmar Paulistinha (União), de Peixoto de Azevedo,...

Mais de 5,3 mil indígenas são beneficiados pelo programa SER Família em Mato Grosso

Famílias indígenas de diversas etnias de Mato Grosso estão...

Governo Federal atualiza valor de imposto para microempreendedores individuais

O valor do imposto de arrecadação do Simples Nacional...
PUBLICIDADE