PUBLICIDADE

Maggi tenta atrair o PP de volta com indicação de secretário de Turismo

PUBLICIDADE

Eleição é eleição. Diferente do que foi com a nomeação de Yuri Bastos Jorge para o cargo de secretário de Desenvolvimento do Turismo, agora o governador Blairo Maggi vai fazer uma consulta formal ao Partido Progressista para saber quem será indicado para a vaga. Bastos Jorge, mesmo enfrentando duras resistências, terá seu nome submetido a apreciação da Assembléia Legislativa para ocupar um dos cargos de direção da Agência Executora da Copa do Mundo de 2014, a Agecopa. Das vagas a serem abertas no secretariado, essa de Desenvolvimento do Turismo será a única que passará pela avaliação política.

"Vamos conversar com o PP e ver quem eles indicarão" – disse o governador Blairo Maggi. Nos apontamentos do governador, a Secretaria de Desenvolvimento do Turismo pertence a cota do PP como partido integrante do arco de aliança. Mas só no papel. Em verdade, Bastos Jorge, que é filiado à sigla, chegou ao Governo pelas mãos de Luís Antônio Pagot, diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT). Yuri era assessor de Pagot, depois que deixou o cargo de presidente da MT Saúde.

Na época em que Yuri foi oficializado no cargo, em substituição a Pedro Nadaf, que já estava acumulando a Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração, houve forte reação por parte da bancada do PP no Legislativo. O deputado José Riva, atual presidente da Assembléia Legislativa, chegou a questionar a indicação do filiado e fez questão de tornar pública a insatisfação como o Governo estaria tratando o partido. Yuri e Maggi deram de ombros às queixas políticas.

Agora, porém, os tempos são outros. Ao levar para o partido a discussão sobre o sucessor de Bastos Jorge, Maggi tenta afagar os progressistas. O PP é uma das siglas que, mesmo sendo um dos sustentáculos da base governista, se mostra distante do Partido da República para uma eventual aliança em 2010. Hoje o PP está mais próximo de constituir um entendimento político em que esteja o DEM, em apoio a candidatura de Jayme Campos ao Governo, em oposição ao projeto do Governo, que apóia o nome de Silval Barbosa.

Além de Yuri, deixam o Governo para integrar a Agecopa, de acordo com a "bolsa de apostas", os secretários Yenes Jesus Magalhães, de Planejamento; e Adilton Sachetti, de Apoio a Políticas Ambientais. Para o lugar de Yenes assume Arnaldo Alves de Souza, funcionário de carreira da própria Secretaria de Planejamento. Na vaga de sachetti não deverá ser indicado nenhum nome. Pelo menos por enquanto.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: Gerson encabeça chapa única para presidir a câmara

A eleição para a mesa diretora da câmara municipal,...

Câmara adia votação do aumento de salários de prefeito e vereadores em Guarantã

A sessão extraordinária da câmara de Guarantã do Norte...
PUBLICIDADE