PUBLICIDADE

Senado vota criação de agência para fomentar economia em MT

PUBLICIDADE

Deve ser votada, na próxima semana, pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, o projeto de lei 303/2008 que dispõe sobre a criação do Banco de Desenvolvimento para o Centro-Oeste. A matéria terá caráter terminativo e se aprovada avança para a Câmara e, posteriormente, para sanção do presidente da República, caso não sofra mudanças.

A proposta da Agência de Fomento do Centro-Oeste S.A (nome oficial) é estimular a captação de recursos que visem atender aos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e o Distrito Federal sendo a participação destas unidades facultativa. A senadora Serys Slhessarenko, de Mato Grosso, é a relatora. Ela mostra otimismo quanto aos benefícios que devem ser gerados.

“Acreditamos que essa nova Agência de Fomento desenvolverá com sucesso essas atividades e trabalhará com a estreita colaboração com os governamentais e entidades privadas”, afirma a parlamentar. Só Notícias apurou que por ainda estar em fase de criação o projeto não discrimina, por exemplo, um possível orçamento com o qual a agência pode iniciar suas operações bem como será revertido para cada Estado na promoção do desenvolvimento regional.

De acordo com a relatora,  a instituição será criada sob a forma de sociedade anônima de economia mista de capital fechado. Ela contará com recursos provenientes de dotações orçamentárias, créditos especiais, transferências e repasses, dos governos municipal, estadual e federal, empréstimos, convênios com instituições nacionais e estrangeiras, doações, além de outras orientes. O controle acionário será da União.

“Caberá ao Banco de Desenvolvimento do Centro-Oeste gerir os fundos de financiamento instituídos pelo Governo Federal para a região, entre eles o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste, o FCO”, salienta Serys.
 
A criação deve contemplar os Estados principalmente no que tange a promoção de estudos, pesquisas e projetos técnicos destinados à identificação de oportunidades de investimento e desenvolvimento, bem como outros aspectos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo município no Nortão enfrenta dificuldades no 1º ano

Boa Esperança do Norte, o município mais jovem de...

Prefeito de Peixoto de Azevedo amplia horário de funcionamento de órgãos municipais

O prefeito Nilmar Paulistinha (União), de Peixoto de Azevedo,...

Mais de 5,3 mil indígenas são beneficiados pelo programa SER Família em Mato Grosso

Famílias indígenas de diversas etnias de Mato Grosso estão...

Governo Federal atualiza valor de imposto para microempreendedores individuais

O valor do imposto de arrecadação do Simples Nacional...
PUBLICIDADE