Mais de R$ 285 mil devem ser investidos para o atendimento médico nas penitenciárias de Mato Grosso. O secretário Diógenes Curado Filho, de Justiça e Segunça Pública, fez a entrega de seis novas ambulâncias que serão destinadas a unidades de Cuiabá e do interior. Adquiridos por meio de convênio com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), do Ministério da Justiça, e contrapartida da Sejusp, os veículos atenderão a Penitenciária Central do Estado (antigo Pascoal Ramos), Presídio Feminino Ana Maria do Couto May, Penitenciária Major Eldo Sá Corrêa (Rondonópolis), Centro de Ressocialização de Cuiabá (antigo Carumbé), presídios Major PM Zuzi Alves da Silva (Água Boa) e Osvaldo Florentino Leite Ferreira (Sinop).
"As novas ambulâncias permitem condições harmônicas para a custódia dos reeducandos, tornando mais célere o atendimento em casos de urgência", afirmou o superintendente de Gestão de Penitenciárias, major PM Airton de Siqueira Junior.
Para o diretor da Penitenciária Central do Estado, José Carlos de Freitas, o investimento representa uma nova etapa para a unidade. "Antes, dependíamos da unidade de saúde para o transporte de reeducandos enfermos. Agora podemos fazer este trabalho, dando atenção maior aos reeducandos e prestando socorro rápido em casos de emergência".
O secretário Diógenes Curado Filho destacou a importância do atendimento de saúde adequado no sistema prisional. "A Sejusp tem a preocupação de atender bem os reeducandos. As ambulâncias fazem parte do primeiro passo para uma série e investimentos na área de saúde dentro do sistema. Em breve vamos adquirir outra ambulância para a unidade de saúde, que está em fase conclusiva de reformas. Além disso, todos os novos Centros de Detenção Provisória (CDPs) que estão sendo construídos, já vêm equipados com uma área destinada a atendimentos médicos adequada aos padrões de saúde exigidos pelo Ministério", concluiu.
A Penitenciária Central do Estado (PCE), e os presídios de Água Boa, Presídio Feminino e Centro de Ressocialização de Cuiabá também serão equipados com máquinas de lavar roupa, centrífugas e máquinas de passar. Os equipamentos também foram adquiridos em convênio com o Depen e representam um investimento de R$ 76,4 mil reais.
A Penitenciária Central, presídio feminino e CRC receberão um kit completo, incluindo máquina de passar, máquina de lavar e uma centrífuga, e os presídios de Água Boa e Sinop terão cada um, o equipamento de passar roupas para complementar a lavanderia já existentes nessas unidades.