PUBLICIDADE

Governo Federal apresenta projetos para Nortão

PUBLICIDADE

O seminário sobre infraestrutura e logística, realizado pelo Governo Federal, ontem, em Lucas do Rio Verde, foi uma oportunidade para a população conhecer todos os projetos propostos para a região Norte de Mato Grosso e ocasião para que os representantes dos municípios debatessem com a União opções viáveis sobre a construção de estradas vicinais e a recuperação de áreas degradadas na região Médio Norte.

O encontro aconteceu na Câmara de Vereadores e contou com a participação de representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, Ministério dos Transportes, da Agência Nacional de Transportes Aquáticos, da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária – Infraero e da Agência Nacional de Água – Ana.

“Conseguimos firmar a concretização da BR-163 até o final de 2012 além de outras obras como a instalação de novas hidrelétricas nos rios Tapajós e Teles Pires. Este encontro também foi importante para que o Governo Federal fizesse uma prestação de contas a sociedade sobre tudo o que se refere à infraestrutura da região”, disse o prefeito Marino Franz.

A rodovia é um importante canal de escoamento da produção agrícola do Centro-Oeste e do Norte do país. O trecho da BR-163 entre Cuiabá e Santarém (PA) atravessa uma das regiões mais importantes da Amazônia do ponto de vista do potencial econômico, diversidade biológica, riquezas naturais e diversidade étnica/cultural.

Já, no dia 14, houve a 4ª reunião do Fórum do Plano BR-163 Sustentável no Auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município. Representantes de diferentes setores da sociedade, Governos Federal, Estadual e Municipal, Sindicatos, Ongs, Movimentos Sociais, Igrejas e demais participaram deste que foi o quarto encontro desde a criação da entidade.

Foram debatidos sobre os encaminhamentos aprovados na reunião de Santarém: o licenciamento ambiental dos projetos de assentamento do INCRA em Belém e BNDES sobre o financiamento de projetos no âmbito do Fundo Amazônia.

Durante o evento foram discutidas sobre as ações prioritárias do Plano, regularização fundiária na porção mato-grossense do Programa Terra Legal e assentamentos do INCRA, negociação com os colegiados dos PTCs para funcionamento como instâncias locais de coordenação das subáreas do Plano e instalação da instância local de implementação do Plano Centro-Norte Mato-grossense.

 

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE