Mais 14 municípios mato-grossenses terão a oportunidade de modernizar práticas na administração municipal com o uso de geotecnologias, graças ao treinamento oferecido essa semana pelo Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), em Sorriso. O curso acontece de hoje à sexta-feira, das 8h às 18h, na Escola Ivete Lourdes Arenhardt. O treinamento é parte do programa SipamCidade, que tem como principal objetivo dar apoio à gestão municipal das cidades da Amazônia Legal. Nele, os técnicos aprendem como utilizar o software livre Terraview para acessar mapas do município, como inserir dados coletados pela prefeitura e também recebem um banco de dados com rios, estradas, geologia, entre outros dados coletados pelo Sipam. Estes conhecimentos permitem que as prefeituras conheçam o seu território, melhorem seu planejamento e possam embasar projetos para conseguir financiamentos. Assim, é possível planejar obras, delimitar áreas de preservação ou escolher locais para instalação de aterros sanitários, por exemplo.
O Consórcio Intermunicipal Alto do Teles Pires é o terceiro do estado a receber o curso, que já passou este ano pelas cidades de Alta Floresta e Colíder, onde foram capacitados representantes de 13 municípios. Participam dessa edição os seguintes municípios: Cláudia, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Santa Carmem, Santa Rita do Trivelato, Sinop, Sorriso, Tapurah, União do Sul, Vera e Porto dos Gaúchos.
A articulação para promoção dos treinamentos tem sido feita pelo Sipam através dos Mutirões Arco Verde/Terra Legal, que percorrem as cidades inseridas na lista dos 43 municípios que mais desmatam na Amazônia. Ao oferecer capacitação a esses municípios, o órgão leva também mecanismos para que a adminitração municipal desenvolva ações sustentáveis, que respeitem o meio ambiente.