PUBLICIDADE

Municípios do Nortão contestam estimativa populacional do IBGE

PUBLICIDADE

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde contestou, junto ao Instituto Brasileiro de Geografia Estatística, os números da estimativa populacional divulgada, no último dia 14 de agosto, que apontou 33.556 mil habitantes no município. O poder público aguarda uma resposta do órgão, levando-se em conta que até 31 de outubro o IBGE encaminhará as estimativas ao Tribunal de Contas da União.

O fator população é determinante para o repasse de recursos do Governo Federal para as cidades por meio do FPM. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Raimundo Dantas Filho, argumenta que um estudo realizado em âmbito local – por uma faculdade, professores e Executivo – com base em dados de diferentes setores como Rede Cemat, Ciretran, Datasus, SAAES, Ministério do Trabalho e Emprego e demais fontes, indicou 44.039 habitantes.

“Esses números são mais que reais. São verdadeiros. Porém, estamos aguardando uma posição do IBGE. Os números são inquestionáveis porém, às vésperas de um novo censo não sabemos. Estamos trabalhando caso queiram rever alguns dados”, declarou, em entrevista ao Só Notícias.

Dantas Filho acrescenta ainda que a diferença de 10.483 entre o total verificado pelo município e o indicado pelo IBGE pode representar perdas para a cidade. “Este fato prejudica a arrecadação, comprometendo o poder público municipal, que será incapaz de atender a demanda já existente e que não está prevista pelo IBGE. Muito menos, projetar novos investimentos em todos os setores, ou dar prosseguimento a empreendimentos já iniciados que preveem o índice de crescimento apresentado neste estudo”, defendeu.

O posicionamento do Executivo luverdense é o mesmo de Sorriso que também recorrerá dos dados do IBGE. Segundo o instituto, a população do município campeão brasileiro na produção de soja passou de 57,7 mil para 60.028 mil habitantes. “Estamos em fase de análise pois precisamos ter números consistentes”, falou o secretário de governo Ari Laffin.

Já o prefeito de Nova Mutum, Lírio Lautenschlager ainda estuda se o município apresentará recurso. Pela última contagem ao município foram atribuídos 26.874 mil habitantes. A Prefeitura de Alta Floresta também articulou contestar os números do IBGE. No entanto, preferiu não dar sequência ao caso devido a pouca variação de habitantes. A última contagem populacional indicou 51.414 mil habitantes. A anterior foi de 51.136.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE