A agenda do antepenúltimo dia da comitiva de Mato Grosso na África do Sul foi dedicada a reuniões detalhadas sobre condições de execução de obras e segurança pública em Pretória, capital do país onde fica o Poder Executivo. O secretário-chefe da Casa Militar, coronel Alexander Maia, informou que a reunião setorial foi uma das mais importantes da equipe mato-grossense. Segundo Maia, um dos principais ganhos é o fato do secretário Executivo da Polícia Federal da África do Sul (South African Police Service – SAPS), Denn Groenewalt, ter deixado à disposição do governo estadual para vir a Mato Grosso para exercitar na prática a experiência obtida na execução de obras. "Ele vem ao Brasil, se disponibilizou a estar em Mato Grosso, visitando o local das obras e assim poder dar a contribuição possível", revela o coronel.
De acordo com o secretário de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso, Diógenes Curado Filho, a exemplo de Mato Grosso, no país sul-africano é do setor público a responsabilidade pela construção do estádio e outras obras de infraestrutura e que elas requerem um acompanhamento específico.
"O secretário Executivo do Ministério de Infraestrutura e Obras disse que é importante haver acompanhamento da empresa que executa a obra afim de que todas as exigênicas sejam cumpridas", relata, ao descrever que uma das sugestões repassadas pelo secretário Executivo da pasta ministerial, Nchaupe Malebye, é para que o relacionamento entre Governo, empreiteiras e Fifa seja o melhor possível. "Ele nos deu vários conselhos", confirmou Diógenes.
Diógenes disse que outra sugestão feita pelo secretário da SAPS é que o Estado planeje sempre um projeto de Segurança para todos os projetos que executar para a Copa Fifa Brasil 2014, da qual Cuiabá é uma das cidades-sede. "Por exemplo, quando construir o estádio, tem que ter uma sala de situação da segurança pública", afirma. Ele citou também a recomendação sobre treinamento de eventual empresa privada de segurança. "É ver quem são as pessoas que vão fazer trabalho pela segurança privada. Eles tiveram dificuldade com isso na Copa das Confederações", diz sobre evento da Fifa na África do Sul em meados deste ano, quando o Brasil sagrou-se tricampeão da competição.
Nesta sexta-feira, a comitiva de Mato Grosso tem agenda importante com a Agência de Turismo da África do Sul, quando serão recebidos também por empresários do setor turístico do país. O secretário-chefe da Casa Civil, Eumar Novacki, lembrou que a intenção do Governo do Estado é deixar um verdadeiro legado em obras públicas que melhorarão a qualidade de vida da população mato-grossense. "Nosso empenho e esforço é para que todas as obras de mobilidade urbana, grandes centros esportivos, melhorias no setor hoteleiro, as grandes obras fiquem e possam servir para futuras gerações. Mato Grosso após a Copa de 2014 será vitrine para o mundo", destacou Novacki.