O projeto de candidatura própria do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), em Mato Grosso, saiu fortalecido após a realização do 5º encontro regional da sigla em 2009, realizado na noite desta sexta-feira (28.08), no município de Sinop.
O encontro, que foi marcado pelo ato de filiação do secretário de Estado de Esportes, Baiano Filho (ex-PR) no PMDB, reuniu mais de 800 pessoas, entre prefeitos e vereadores da região norte, filiados e simpatizantes à sigla. O evento foi sediado no Rancho do Criador, no Parque de Exposições do município (Acrinorte).
“Eu estou me filiando ao PMDB não só para viabilizar a minha candidatura a deputado estadual como também para somar esforços para o projeto principal do partido que é eleger Silval Barbosa o próximo governador de Mato Grosso. Não tenho dúvidas de que ele (Silval) é o nome que reúne as melhores condições para suceder o governador Blairo Maggi, pela sua ampla experiência tanto no Legislativo quanto no Executivo”, destacou Baiano Filho, em discurso.
Fundador do MDB, partido que deu origem ao PMDB no estado de Mato Grosso, o deputado federal Carlos Bezerra, que preside o partido na esfera regional, frisou a importância de agregar novas lideranças ao partido, com o intuito de aumentar cada vez mais a representatividade da sigla no Estado. “A cada dia que passa o PMDB se fortalece ainda mais. Temos conseguido reunir várias lideranças, a exemplo do Baiano Filho, que só tem a somar com o nosso partido”, salientou Carlos Bezerra.
Para o presidente regional, o crescimento do nome do vice-governador Silval Barbosa, ora governador em exercício, nas pesquisas eleitorais revelam que o PMDB tem todas as condições de lançar o candidato da base de sustentação do atual governo. “O Silval começou a pré-campanha com 2% e já está com 15% das intenções de votos, conforme recentes pesquisas. Levando em consideração o baixo índice de rejeição, é possível vislumbrar um crescimento ainda maior até o final do ano”, avaliou o presidente regional.
Conhecido pelo seu modo municipalista de governar, Silval Barbosa lembrou em sua fala que o que mais lhe motiva a se colocar como pré-candidato do PMDB ao Governo do Estado é o desejo de ver Mato Grosso cada vez mais estruturado e integrado.
“Nosso governo tem feito uma revolução em todas as áreas. Avançamos muito, mas podemos avançar ainda mais. Conheço esse estado como poucos e sei que posso contribuir com seu desenvolvimento”, observou Silval.
Atualmente, o PMDB conta no estado com um quadro de 22 prefeitos, 26 vice-prefeitos, 167 vereadores, três deputados estaduais, um deputado federal, além do vice-governador. Em outubro, o partido promove as convenções municipais, em novembro as estaduais e em dezembro os peemedebistas elegem a nova Executiva Nacional.