O mês de setembro é especial para todos os gaúchos, residentes no Rio Grande do Sul ou não. Em Nova Mutum, município colonizado por gaúchos e onde o tradicionalismo faz parte do dia a dia, isso não é diferente. Entre os dias 14 e 20 de setembro o CTG Porteira da Amazônia preparou um série de atividades que marcam a semana farroupilha, ocasião em que se comemora o aniversário de uma das maiores revoluções armadas do Brasil.
No dia 13, haverá cavalgada pelas principais ruas da cidade, com a condução da chama crioula. O destino será s sede do CTG, onde acontece missa crioula e tradicional almoço de confraternização e matinê no período da tarde. Na quarta-feira (16) acontece a I Mostra da Cultura Gaúcha. O evento será no ginásio Lauro Immich a partir das 19h, com apresentações das invernadas artísticas, causos, trovas, chula e dança do facão.
As atividades continuam no dia 18, com fandango no CTG. No dia 20, ocasião em que se comemora o Dia do Gaúcho, acontece mateada e almoço. Segundo Joelmir Faccio, patrão do CTG Porteira da Amazônia, é uma oportunidade para a comunidade conhecer um pouco mais sobre a cultura sulista e confraternizar junto.
História – No dia 20 de Setembro de 1835, na Ponte do Azenha, em Porto Alegre, Província de São Pedro do Rio Grande do Sul, começava a Guerra dos Farrapos, ou a Revolução Farroupilha, com os republicanos (Maragatos) fazendo uma emboscada para os conservadores (Chimangos). O Rio Grande, nesta época, mais do que o habitual, se veste de cultura e predomina nas ruas o lenço encarnado, vermelho, cor dos Maragatos que na teoria foram vencedores de uma guerra que, no papel, nunca teve fim nem vencedor.
PUBLICIDADE
Nova Mutum: programação da Semana Farroupilha já está definida
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE