Progressistas (PP) e os Democratas (DEM) decidiram ir juntos às eleições de 2010, independente de ambos terem nomes, que são o presidente da Assembleia, José Riva (PP), e o senador Jaime Campos (DEM), em condições de disputarem a sucessão. Em almoço casa do senador em Várzea Grande, os deputados Riva e Dilceu Dal"Bosco, Jaime Campos e o presidente do DEM, Oscar Ribeiro discutiram o atual momento político e as alternativas entre os nomes que eventualmente pleiteiam o governo.
"Apenas almoçamos e discutimos política. É claro que existe todo um entendimento entre os partidos que fazem parte do arco de alianças que por duas vezes permitiu a eleição do governador Blairo Maggi (PR), mas também existem outras conjunturas, como a nacional, onde o DEM está praticamente confirmado como aliado de primeiro momento dos tucanos o PSDB", disse o anfitrião, Jaime Campos que foi governador entre 1991 e 1994.
Já José Riva manteve-se sua posição de que o jogo político está zerado e qualquer posição assumida neste momento pode ser interpretada de forma errada.
"Estivemos almoçando e conversando e o PP tem o DEM como prioridade", disse o presidente do Poder Legislativo, lembrando que ambos os segmentos políticos sempre se respeitaram e sempre se mantiveram no mesmo eixo, que é o de "encontrar a melhor solução para Mato Grosso e para o seu desenvolvimento", pontuou.
O deputado Dilceu Dal"Bosco, lembrou que o DEM tem amplas condições de ter um forte candidato que é o senador Jaime Campos, assim como o PP com o nome de José Riva, mas a disputa somente será salutar se não houver como construir um entendimento que permita se dar continuidade no processo de desenvolvimento porque passa Mato Grosso.
Tanto Democratas quanto os Progressistas apontaram estarem conversando com todos os partidos.