Sessenta municípios brasileiros com população de até 500 mil habitantes, exceto as capitais, serão fiscalizados pela Controladoria Geral da União no tocante ao uso de recursos públicos. Diferentes áreas – seguindo a faixa populacional – serão averiguadas pelo órgão. O sorteio que definirá as cidades será realizado no próximo dia 17 em Brasília, com horário marcado para 9h.
Naquelas cidades cuja população esteja acima de 20 mil habitantes será sorteado o grupo com áreas a serem objeto de fiscalização. A CGU pode averiguar a aplicação de recursos em setores como comércio e serviços, agricultura e cultura; organização agrária, energia e gestão ambiental; segurança pública e indústria; habitação, saneamento e urbanismo; comunicações previdência, trabalho, desporto e lazer.
Nas com 20 mil a 100 mil moradores serão adicionados programas/ações das áreas de assistência social, educação e saúde. Acima de 100 mil habitantes, adicionados programas/áreas de uma das áreas: assistência social, educação e saúde. Em Mato Grosso apenas uma cidade será escolhida. Tangará da Serra, Juruena, Porto Estrela e Rio Branco ficam de fora da relação de cidades porque já foram sorteadas em ocasiões passadas.
O Estado onde haverá maior fiscalização será Minas Gerais, com sete cidades.