O vice-governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, encerrou a agenda em Brasília ontem reunindo a bancada federal em busca de apoio para a realização da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 em Cuiabá. Ele destacou a importância do trabalho coordenado dos deputados e senadores junto ao Governo Federal para acelerar os projetos de interesse do Estado. O Silval e os secretários Yênes Magalhães (Planejamento) e Yuri Bastos (Turismo), frisaram a preocupação em relação aos prazos.
A ampliação do aeroporto Marechal Rondon é uma das prioridades do governo do Estado. A Infraero dispõe de R$ 80 milhões para investimento, porém, as obras devem demandar R$ 350 milhões. “Temos que viabilizar esses recursos sejam públicos ou privados”, disse.
Já o secretário Yênes Magalhães destacou como fundamental o investimento em saneamento básico. “O mundo estará de olho no Meio Ambiente. A Copa no Pantanal tem esse cunho ambiental e precisamos dar respostas como, por exemplo, o tratamento de esgoto”, ponderou.
O secretário Yuri Bastos mencionou a necessidade de fazer investimentos nas cidades turísticas. “Temos que oferecer outras atividades ao turista, que irá apreciar nossos potenciais, para tanto, temos de adequar a estrutura dos pólos turísticos”, disse.
Na reunião, o deputado federal Homero Pereira (PR), ressaltou que a partir do mapeamento dos programas e projetos destinados a atender à Copa do Mundo, os parlamentares terão uma orientação do trabalho a desenvolver em Brasília.
“Vamos nos articular para acompanhar esses investimentos e cobrar priorização nos investimentos para os pólos turísticos do Estado e Cuiabá, além de cumprimento dos prazos. Mas precisamos de direcionamentos”, observou.
Participaram da reunião também os deputados Eliene Lima (PP), Thelma de Oliveira (PSDB), Carlos Abicalil (PT), Valtenir Pereira (PSB) e os senadores Jaime Campos (DEM), a coordenadora da bancada Serys Slhessarenko (PT) e Gilberto Goellner (DEM).