A Comissão Especial que formata o texto do projeto de lei 273/08, que trata do Zoneamento Socioeconômico Ecológico de Mato Grosso (ZSEE), deve concluir até o dia 30 de agosto a analise técnica das propostas apresentadas pela sociedade mato-grossense ao projeto. Ontem, terminou o prazo para que entidades e pessoas físicas protocolassem as sugestões junto à comissão. O presidente da Comissão, deputado Dilceu Dal Bosco e o relator, deputado Alexandre Cesar, trabalham agora em conjunto com a equipe técnica para ultimar a peça que deve ser votada ainda este semestre.
Entre as entidades que se destacaram pela apresentação de sugestões, a Federação da Agricultura de Mato Grosso (Famato) e o Sindicato Rural de Caçares. “Foram entidades que apresentaram um volume grande de documento que agora passará pela análise técnica da comissão”, disse a coordenadora do ZEE, Margareth Posobom.
Ainda de acordo com ela, a empresa Solo Engenharia Agronômica (geosolo) também apresentou diversas sugestões, todas em nome de prefeituras de diversos municípios mato-grossenses. Outras participações significativas foram feitas pela Organizações Não Governamentais (ONGs). “Já estamos fazendo análise da pertinência ou não das sugestões apresentadas. Será uma análise técnica para que a composição do projeto responda às necessidades regionais e esteja dentro da legislação”, antecipou Posobom, assegurando que mesmo no período de recesso de 17 de julho a 03 de agosto a comissão manteve seus trabalhos.