Deputados da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa querem ouvir do secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro, por que há um grande número de pacientes na fila de espera por exames e cirurgias de alta complexidade pelo Sistema Único de saúde (SUS). O secretário será ouvido em Plenário, no dia 20 de agosto, às 9 horas. De acordo com o vice-presidente da Comissão de Saúde, deputado Guilherme Maluf (PSDB), mais de 300 pacientes aguardam para fazer exames de cateterismo, outros 700 esperam por cirurgias ortopédicas e cerca de 400 pessoas buscam um cirurgia cardíaca. “O sistema de regulação do Estado está inoperante”.
Os secretários de Saúde de Cuiabá, Luiz Soares e de Várzea Grande, Jaqueline Beber Guimarães, também serão chamados para prestar esclarecimentos, já que segundo informações do Estado, quem faz a regulação é o município. “Precisamos saber de fato as responsabilidades de cada secretaria”, justifica Maluf.
O parlamentar acredita que a forma de atuação do Sistema Estadual de Regulação precisa mudar para evitar mais danos à saúde do Estado.