Questionários aplicados, dados sistematizados e começa a se delinear o Plano Plurianual (PPA 2010-2013), ou seja, o instrumento que reunirá as principais demandas da comunidade para os próximos quatro anos – três deste governo e um da próxima gestão. A primeira audiência foi realizada na noite de ontem, no pavilhão da Paróquia Santa Luzia, envolvendo moradores se 14 bairros: Parque do Sol, Residencial dos Beija-Flores, Residencial Vitória, Residencial Arara Azul, Residencial Paraíso, Jardim Imperial, Buritis, Topázio Residencial, Jardim Primavera I e II, Esplanada do Sol, Parque das Águias, Perdigão e Industrial Sul. Asfalto e saúde são, respectivamente, os investimentos em obras e serviços preferidos pelas comunidades.
A audiência pública comandada pela secretária de Economia e Planejamento, Maria Aparecida Sfredo, contou com a presença do prefeito, do vice-prefeito e da grande maioria de secretários. Como é de praxe nessa situação, a reunião foi batente interativa. Depois de a equipe técnica explicar o que é como funciona e para que serve o PPA e da manifestação inicial do prefeito Lírio Lautenschlager e da secretária Maria Aparecida Sfredo, foi aberto espaço para que todos fizessem suas considerações acerca da situação de suas comunidades e das respectivas demandas a serem atingidas. Foram várias as questões pontuadas: arborização, espaços públicos de lazer, iluminação pública, abastecimento de água, qualificação de mão-de-obra, habitação, asfalto, segurança pública, ensino superior, posto de saúde, fiscalização nos programas sociais, placas indicativas, entre outros.
Ao final, verificou-se que os temas abordados pela platéia, também foram contemplados nos questionários distribuídos pela equipe da Secretaria e recolhidos depois de respondidos pelos presentes. Com a sistematização dos dados foram elencados os cinco primeiros investimentos prioritários mais citados e os cinco serviços. As cinco principais obras para aquela região são: primeiro lugar, asfalto; segundo, espaços de lazer (praças); terceiro, posto de saúde; quarto, casas populares; e quinto, creche. Já os serviços prioritários são: primeiro lugar, saúde; segundo, transporte coletivo; terceiro, limpeza urbana; quarto, iluminação pública; e quinto, segurança pública.
O prefeito Lírio Lautenschlager, juntamente com seus secretários, aproveitou a oportunidade para esclarecer à população sobre o andamento do seu governo. Citou uma série de medidas já adotadas e anunciou a solução de problemas que estavam impedindo, por exemplo, a construção das cem casas do projeto Tô Feliz e a execução de obras de asfalto em alguns bairros. “As casas vão ser construídas e o asfalto será executado. Os atrasos se deveram a problemas para os quais tivemos que apontar, primeiro, as soluções, para que então os projetos fossem aprovados e os recursos liberados”, disse. No caso das casas do projeto Tô Feliz, segundo Lírio, a empresa que iria construí-las desistiu, e, então a Administração Municipal assumiu o compromisso de executar o projeto; e o segundo, em virtude de denúncia ao Tribunal de Contas da União (TCU) acerca da inclusão de trechos já asfalto no projeto, o ex-prefeito e o atual foram notificados e o projeto teve de ser refeito e encaminhado para nova tramitação junto ao Ministério das Cidades. “Na quarta-feira terei uma audiência com o ministro no sentido de agilizar a liberação dos recursos”, adiantou o prefeito.