O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso estuda a viabilidade de criar uma nova zona eleitoral no Nortão. Embora as conversações ainda estejam em fase inicial, ela poderia, por exemplo, ‘desafogar’ a 22ª zona, a qual estão vinculadas as cidades de Sinop – maior colégio com mais de 70 mil eleitores – Santa Carmem, Feliz Natal, União do Sul, Vera e Cláudia.
Somando-se o número de aptos a participarem de pleitos entre os municípios supera-se a marca de 95,8 mil pessoas. Uma comissão no TRE foi montada para avaliar qual seria a sede para a zona e se ela poderá dividir a 22ª, com as cidades de menor porte sendo vinculados à primeira.
Em Mato Grosso há ZE’s formadas por apenas uma cidade, como ocorre com Cuiabá, Poconé, Poxoréu, Cáceres e demais localidades. Não há confirmação de quanto tempo a análise dure já que precisa ser feita com base em critérios distintos e serem apreciadas as melhores alternativas para não gerar transtornos futuros.
Entre os tópicos que o pleno do tribunal também avaliará é se a nova zona será originada a partir da transferência de uma já existente no Estado para a região Norte.
Dados do TRE mostram que Mato Grosso conseguiu ultrapassar a marca de dois milhões de eleitores. Somando-se todo o eleitorado entre as 61 zonas do Estado chega-se a 2.003.789. Há 6.839 seções espalhadas por 1.583 pontos de votação.