A visita do presidente Lula a Alta Floresta, para lançamento do programa Terra Legal-Arco Verde, mudou a rotina da população nesta sexta-feira. A movimentação começou logo pela manhã, no aeroporto municipal, onde a comitiva presidencial desembarcou. Os mais curiosos expremiam-se em meio ao alambrado de contenção esperando para acenar e aplaudir Lula.
Moradores mais ousados subiam em árvores e tentavam registrar a melhor foto. Ao pousar por volta das 9h, Lula foi aplaudido pela mutidão. Para alegria do público, o presidente seguiu em direção as milhares de pessoas e cumprimentou as mais próximas.
O servidor público municipal Paulo Henrique Simão não se importou em subir em uma árvore. “Não é uma coisa comum, mas vale a pena. Este é o terceiro presidente da República que vem em Alta Floresta mas os outros não eram tão popular”, declarou.
A gerente da Vigilância Sanitária em Alta Floresta, Cristina Domingos, deixou o complexo aeroportuário entusiasmada após tirar uma foto e cumprimentar Lula. “Ele – presidente – ganha credibilidade com isto”, acrescentou.
O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, da Previdência Social, José Pimentel, governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, o vice Silval Barbosa, o governador do Amazônia, Eduardo Braga, senadores da República, deputados federais, estaduais, vereadores, prefeitos da região também estiveram em Alta Floresta. A comitiva presidencial deixou a cidade agora há pouco.
Além de Alta Floresta, o lançamento do Terra Legal-Arco Verde foi realizado simultaneamente nos municípios de Marabá (PA) e Porto Velho (RO).