Na abertura da 19ª sessão ordinária, nesta segunda-feira à noite, no auditório da câmara de Lucas do Rio Verde, a suplente Maria Sidinir Bif Stechert foi empossada na vaga do vereador licenciado José Carlos de Oliveira (PR). De acordo com ela, que atua como secretária municipal, sua posse foi realizada por orientação da assessoria jurídica da casa de leis. "Tomei posse para cumprir as determinações da lei e não perder futuramente os benefícios de ser novamente empossada como vereadora caso haja necessidade, mas, todos sabem do meu cargo junto ao Executivo e por isso irei me licenciar e dar espaço ao secretário Nestor Albrecht, que por consequência também será empossado e deverá se licenciar do cargo, assumindo assim, o futuro parlamentar Adenilson Pereira (PDT), o popular Zinho" esclareceu Nega.
Dando sequência aos trabalhos os vereadores aprovaram oito projetos de lei, sendo seis de autoria do Legislativo e três do Executivo, porém, o vereador Airton Callai (PSB) solicitou pedido de vista do projeto de lei nº 44, alegando que o mesmo precisa de melhor análise. O projeto prevê a concessão de direito real de uso de uma área de 890 m² à Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul de Lucas do Rio Verde, de acordo com a lei, o espaço será concedido a título gratuito e por tempo indeterminado.
O Executivo encaminhou cinco projetos de lei para apreciação nas devidas comissões permanentes e recebe três indicações do Poder Legislativo. O vereador Pedro Góis (PPS), foi autor da indicação nº. 106 solicitando ao Prefeito Marino Franz, a necessidade de se fazer uma avaliação e regulamentação urgente da Rua Catuípe no trecho da Avenida Rio de Janeiro e Avenida Espírito Santo devido à grande movimentação de veículos no local. Em outra indicação, a de nº. 107, Pedro pede atenção ao Executivo quanto à necessidade de se fazer uma avaliação nos cruzamentos das Avenidas e Ruas do centro da cidade. "O objetivo é organizar o movimento contínuo e proporcionar maior segurança para reduzir o número de acidentes" informou Góis.
A última indicação foi da vereadora Ana Kothrade (DEM), que solicitou ao Deputado Estadual Dilceu Dal"Bosco (DEM) a instalação de um aparelho de telefonia pública na comunidade de São Cristóvão. "No local já existe um orelhão, porém está do outro lado da BR-163 o que dificulta o acesso ao mesmo e expõe os moradores a riscos de acidentes, pedi que seja implantado um "telefone" em frente ao Posto de Saúde da comunidade, isso facilitará a vida dos moradores" reforçou Ana.
Dos projetos aprovados pelos vereadores, destaca-se o de nº. 11, do vereador Pedro Góis, que isenta os estudantes do pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos do município. O de nº. 14 que altera a denominação da Rua Tenente Portela para Avenida Tenente Portela e o projeto de lei nº. 46 do Executivo que cede a título gratuito e em prazo indeterminado o imóvel a Diocese de Diamantino – Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, com a finalidade de reformar o prédio existente no local e implantar o Centro de Formação de Lideranças e Retiro Espiritual de Lucas do Rio Verde, para atender toda a comunidade.
Para finalizar os trabalhos os vereadores entregaram as empresas Fiagril e Jornal Folha Verde uma Moção de Aplausos pelos relevantes trabalhos das mesmas no município. A próxima sessão acontece dia (22), no Auditório da Câmara.