O reitor da Unemat, Taisir Karim, reuniu-se hoje com vereadores em Cáceres e detalhou algumas medidas que implantou e quem vem sendo criticada por acadêmicos e alguns docentes. Ele explicou a alteração do calendário acadêmico e redução da concessão de diárias. “As medidas foram adotadas para enfrentarmos esse período de readequação orçamentária e financeira da Universidade, com implantação dos novos planos de carreira para professores e técnicos. Foi um compromisso com o Governo do Estado e diferentes categorias da Unemat, até completa implantação dos PCCS”, disse o reitor.
Ele detalhou o relatório de gestão da Unemat, período 2002 a 2008, com dados relativos ao crescimento da Instituição e investimentos feitos em recursos humanos e infraestrutura de todos os campi, além de detalhar o orçamento previsto e executado no período. “Em diferentes campi, a exemplo de Barra do Bugres, Colíder e Alta Floresta, a parceria da Unemat com o município foi decisiva para a ampliação e fortalecimento da Instituição na região”, explicou o reitor Taisir Karim.
Atualmente, a Unemat oferece 84 cursos, possui 445 técnicos administrativos, 936 professores, em atendimento a 16.854 alunos. Somente em Cáceres são atendidos quase 4.000 alunos.
Taisir tem enfrentado protesto de acadêmicos que discordam das medidas, acusam existência de erros de gestão e pedem seu afastamento. Em Sinop, acadêmicos chegaram a suspender as aulas por três semanas, pediram ao governador para afastar o reitor, o que não foi aceito, e vereadores fizeram duras críticas a Taisir.
(Atualizada às 8h44 em 10/6)