PUBLICIDADE

Lucas R. Verde: começa hoje encontro do TCE com gestores de 10 cidades

PUBLICIDADE

Os conselheiros e técnicos do Tribunal de Contas de Mato Grosso iniciam, às 18H, na câmara, a apresentação das estratégias de controle social das políticas públicas e vão capacitação prefeitos, presidentes de câmaras, secretários de Finanças e chefes de contabilidade de de Lucas, Tapurah, Sorriso, Nova Mutum, Santa Rita do Trivelato, Feliz Natal, Vera, Ipiranga do Norte, Itanhangá e Nova Ubiratã. O Programa Consciência Cidadã, será o primeiro a ser detalhado. O TCE pretende mobilizar a sociedade para exercer seus direitos e deveres de participar da administração pública e disponibiliza informações e canais de comunicação para que os cidadãos conheçam, opinem e interfiram na gestão dos recursos.

Informações sobre as ações dos governos nas áreas da arrecadação e das despesas e os resultados das políticas públicas são disponibilizadas pelo Tribunal através de diversos canais. Além de transmitir ao vivo as sessões plenárias, divulgar suas decisões por meio do seu site, telejornal, boletins de rádio e remessa de informações para um cadastro de 60 mil endereços eletrônicos, o Tribunal implantou o Portal do Cidadão, oportunizando o acesso aos atos de gestão, desde os gastos com pessoal, licitações, contratos, serviços e obras de engenharia.

Para interagir com o Tribunal, opinar ou mesmo denunciar a população pode utilizar a Ouvidoria Geral, Disque Denúncia e o Módulo Cidadão do Sistema Geo Obras, sendo este último específico sobre serviços de engenharia e obras públicas. Todos esses canais de comunicação e mecanismos de interação são apresentados pelo TCE durante os eventos do Consciência Cidadã.

Além desses mecanismos o Tribunal busca se aproximar da sociedade com a realização de audiências públicas e eventos como o que acontece em Lucas do Rio Verde.

CAPACITAÇÃO
O conteúdo programático da capacitação abrange planejamento de políticas públicas, as falhas mais frequentes em licitações e contratos, regras do Sistema de Auditoria Pública Informatizada de Contas, operacionalização de sistema de controle interno, regime próprio de previdência e legislação de pessoal.

As atividades de capacitação serão realizadas durante todo o dia 28, com palestras a serem ministradas por conselheiros e auditores do TCE-MT. Estão confirmados como palestrantes o presidente do Tribunal, conselheiro Antonio Joaquim, o corregedor-geral, Valter Albano, os auditores substitutos de conselheiro, Luiz Henrique Lima e Isaías Lopes da Cunha, o auditor Ronaldo Ribeiro de Oliveira e a secretária técnica da Presidência do TCE, Risodalva de Castro.

Neste ano o Tribunal já realizou capacitação de técnicos e gestores nas cidades de Diamantino, Sinop, Alta Floresta e Cuiabá, alcançando os demais municípios dessas regiões.

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE