O local onde será construído o centro de pesquisas da Embrapa Mato Grosso em Sinop pode ser definido, na próxima semana, durnte encontro do governador Blairo Maggi, o prefeito Juarez Costa com os parlamentares da bancada federal de Mato Grosso. A audiência está marcada para segunda-feira, às 8h, no Palácio Paiaguás. Hoje, os três senadores mato-grossenses Serys Marli, Jayme Campos (DEM) e Gilberto Goellner (DEM) e três deputados federais Carlos Abicalil(PT), Eliene Lima (PP) e Thelma de Oliveira (PSDB)se reuniram, em Brasília com técnicos e pesquisadores da Embrapa. Eles solicitaram apoio da bancada para viabilizar a área para implantação da sede do órgão em Sinop.
O prefeito Juarez Costa, conforme Só Notícias já informou, tenta conseguir uma área de até mil hectares próxima ao aeroporto (embora a Embrapa precisa de aproximadamente 500 hc), mas não consegiu doação. Os proprietários querem vender a parte que a prefeitura pleiteia para instalar o centro da Embrapa. Os valores não foram informados e o prefeito espera ajuda do Estado para adquiri-la.
O planejamento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária é definir, até novembro, todo o projeto para começar as obras do centro no início de 2010, sendo investimentos na conclusão e para equipá-la R$ 12 milhões. Haverá 101 profissionais trabalhando na unidade.
Ainda na audiência de hoje com os parlamentares, os técnicos da Embrapa apresentaram aos parlamentares o cronograma de implantação e as características da unidade, que atenderá todo o Estado em vários campos experimentais desenvolvendo culturas para o agronegócio. A Embrapa visitou seis regiões possíveis de instalação no município, sendo necessários 500 hectares de área útil para a implantação. A área é privada e é preciso que o governo estadual ou municipal adquira o terreno para que o projeto seja viabilizado.