O centro de pesquisas Embrapa poderá ser construído em uma área de mil hectares próxima ao aeroporto municipal. A doação começou a ser articulada esta semana, depois que técnicos da empresa passaram a verificar os locais que atenderão as nescessidades dos pesquisadores e técnicos desenvolverem suas atividades. A unidade terá 5 mil m2 de área construída com laboratórios, auditório, biblioteca, salas de reuniões e de trabalho, garagens e oficinas. Serão erguidas também estação meteorológica de alta precisão e casa de vegetação entre outras estruturas de suporte para execução de pesquisas. 101 profissinais estarão trabalhando na unidade.
O prefeito Juarez Costa reuniu-se hoje, em Cuiabá, com os proprietários da área, que são de Primavera do Leste e pleiteia doação. “Os proprietários se dispuseram a doar estes mil hectares que correspondem a uma parte da reserva florestal da propriedade”, revelou o secretário de Governo, Ivanildo Vieira, ao Só Notícias. “O prefeito está consultando os órgãos ambientais sobre a viabilidade da área proposta, que é considerda boa pelos técnicos da Embrapa”, acrescentou
O secretário disse que este local seria melhor que a área da Empaer e do antigo Instituto Brasileiro do Café (IBC), no Alto da Glória, que é de 300 hectares. “Esta próxima ao aeroporto também proporcionaria o desenvolvimento de projetos de irrigação por estar bem perto do rio Teles Pires, além de ser 3 vezes maior”, disse. A palavra final do local escolhido será da equipe técnica da Embrapa. Depois da prefeitura propor as áreas, será feita nova análise técnica e sairá a decisão.
As obras do Centro de Pesquisas Embrapa Mato Grosso ( nome definido pela diretoria da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias) devem começar em 2010. Até o final do ano, a equipe encarregada quer definir o projeto técnico. Dos R$ 12 milhões garantidos, o planejamento inicial é que 40% sejam investidos em equipamentos para pesquisas nas culturas de soja, milho, arroz -dentre outras- e desenvolvimento de variedades mais apropriadas para a região.
Leia ainda
Sinop: começa processo para instalação da Embrapa