O prefeito Lírio Lautenschalger (PMDB) anunciou ontem, durante encontro com a senadora Serys Slhessarenko (PT), no auditório da câmara, que pleiteia a construção de 1.540 unidades habitacionais. 100 são através do Programa Tô Feliz (Nova Mutum havia sido contemplada na administração passada, mas perdeu os recursos), 200 com recursos do FGTS – através da Resolução 518, mais 540 através de financiamento direto Caixa Econômica/Mutuário, 500 pelo PAR e 200 pelo Programa Minha Casa Minha Vida. “O local para construção já está definido e o projeto aguarda apenas o licenciamento ambiental para iniciarmos a demarcação das ruas”, disse Lírio.
Lirio pediu apoio da senadora, que veio ao município falar sobre o seu trabalho e reunir-se com aliados políticos, para resolver a pendência. O prefeito disse ainda que a prioridade dos programas habitacionais que serão colocados em prática são as famílias com renda de até 3 salários mínimos. Ele destacou que o grande problema do município no que se refere a déficit habitacional é atender aqueles com renda muito baixa, que ficaram descobertas por programas colocados até agora. “A senadora Serys sempre tem nos auxiliado e contamos com a ajuda dela para resolver mais este problema”, disse Lírio.
Inicialmente o Programa Minha Casa Minha Vida iria beneficiar apenas as quatro maiores cidade de Mato Grosso, entretanto a senadora Serys disse que Nova Mutum também será beneficiada. “Nós insistimos junto ao presidente Lula e a ministra Dilma, de maneira que ficou em aberto para todos os municípios, independente do número de população”, explicou.