As lideranças e filiados do Partido dos Trabalhadores avaliaram, neste sábado, os 100 primeiros dias de administração municipal em Sinop. O encontro foi no auditório da Unemat. Os secretários municipais de Educação, Antonio Tadeu Azevedo, da Diversidade Cultural, Ozeas Lima Veras, e ocupantes de cargos na prefeitura detalharam as medidas que foram implantadas nestes primeiros meses que ocupam os cargos. “Houve avanços significativos em alguns pontos como a municipalização da merenda escolar, prestigiando os pequenos produtores que vão vender sua produção, além da construção de mais salas de aulas. Também promovemos o carnaval popular com um bom público”, resumiu o presidente em exercício do diretório, Ozeas Lima Veras.
Por outro lado, o presidente disse que os casos de nepotismo envolvendo os secretários petistas não trouxeram desgastes políticos. Ao menos 3 parentes de petistas integrantes do primeiro escalão foram exonerados pelo prefeito Juarez Costa (PMDB). Houve exonerações de parentes de secretários filiados a outras siglas.
“Caso de nepotismo, do ponto de vista jurídico, nem existiu. O partido está muito tranquilo em relação a isso. Consideramos este assunto superado”, disse Ozeas, ao Só Notícias.
As nomeações de parentes acabaram resultado em outra divergência entre líderes petistas e o presidente Idalino Reginatto, ao criticar as nomeações, em entrevistas, acabou sendo punidos com afastamento por 60 dias da presidência do diretório municipal. Ele está participando do encontro petista e pode reassumir o comando da sigla no próximo dia 1º de junho.
O presidente em exercício disse que, “dentro de 60 dias, deve sair um parecer do conselho de ética” e não descartou outras punições para Idalino, embora não quis apontar quais. “O PT sempre foi construído exatamente com divergências e com indiferenças em suas correntes”, finalizou.
(Atualizada às 17:11h)