A sede da procuradoria da República em Sinop será inaugurada segunda-feira (20). É a segunda unidade do Ministério Público Federal em Mato Grosso e terá abrangência
em 22 municípios do Nortão propondo e acompanhando processos civis e criminais na subseção da Justiça Federal, envolvendo atribuições do MPF na defesa dos interesses sociais e individuais indisponíveis. A sede começou a ser instalada ano passado e fica na avenida das Figueiras, próximo a Catedral. A procuradora Analícia Ortega Hartz Trindade comandará a unidade, que terá 7 servidores, informa a assessoria.
Advogados e cidadãos que precisarem dos serviços do Ministério Público Federal deixam de ir a Cuiabá. Qualquer cidadão pode informar uma irregularidade à PRM, o que pode ser feito por escrito ou por meio de depoimento na própria Procuradoria da República. A partir do relato e constatada a atribuição do MPF para atuar no caso denunciado, é instaurado um procedimento investigatório na área civil ou criminal para apurar os fatos.
A jurisdição sobre os municípios Alta Floresta, Carlinda, Colider, Cláudia, Feliz Natal, Guarantã do Norte, Ipiranga do Norte, Itaúba, Marcelândia, Matupá, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita, Nova Santa Helena, Novo Mundo, Paranaíta, Peixoto de Azevedo, Santa Carmem, Sinop, Sorriso, Terra Nova do Norte, União do Sul, e Vera.