PUBLICIDADE

Empossado presidente da Fapemat

PUBLICIDADE

Com a proposta de realizar um trabalho em consonância com o MT+20 (Plano para desenvolvimento de Mato Grosso nos próximos 20 anos), visando o desenvolvimento científico e tecnológico, tomaram posse na manhã desta quinta-feira, o novo presidente da Fundação de Amparo às Pesquisas do Estado de Mato Grosso, João Carlos de Souza Maia, e a nova diretora Científica e Tecnológica da instituição, Solange Maria de Barros Ibarra Papa.

A solenidade foi prestigiada pelo secretário-chefe da Casa Civil, Eumar Roberto Novacki; pelo secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Chico Daltro; pela secretária-adjunta de Ciência e Tecnologia, Adriana Correa da Costa A. Leão Monteiro, e por servidores da Fapemat e Secitec.

Durante o evento, o novo presidente destacou que pretende concretizar ações baseadas na política de governo. A meta é fazer da ciência e tecnologia um marco para o desenvolvimento regional sustentável. “Vamos associar a Fapemat ao programa MT+20, promovendo o apoio à pesquisa científica, inovação tecnológica, formação dos pesquisadores e divulgação dos resultados científicos”, destacou.

A diretora Científica e Tecnológica, Solange Papa, assegurou que dará continuidade ao trabalho que vem sendo realizado pela instituição e promoverá avanços no que for possível. Compete a referida diretoria, entre outras atribuições, o lançamento de editais de apoio pesquisa, a realização de eventos, programas de mestrado e doutorado, popularização da ciência e desenvolvimento de programas interinstitucionais.

“Acreditamos que à medida que dermos visibilidade para a Fapemat, estendendo-a a todo o Estado, atenderemos aos anseios da sociedade”, ressaltou a nova diretora.

O secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Chico Daltro, assegurou que a Secitec irá desenvolver um trabalho em sintonia com a Fapemat em prol do desenvolvimento regional sustentável. “Vamos estimular a realização de pesquisas científicas em áreas de interesse do nosso Estado e investir na formação de nossos professores com programas de mestrado e doutorado”, afirmou o secretário.

Representando o Governador Blairo Maggi, o secretário-chefe da Casa Civil, Eumar Roberto Novacki, destacou que a ciência e tecnologia exercem papéis de extrema importância para o desenvolvimento sustentável do Estado. Ele citou como exemplo a questão do meio ambiente. “Se quisermos manter o conforto e a comodidade dos dias atuais, não podemos abrir mão da pesquisa. Acreditamos que será através do conhecimento científico que iremos contribuir para o desenvolvimento sustentável não só de Mato Grosso, mas do mundo”, disse.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE