PUBLICIDADE

Desembagadora é empossada em Mato Grosso e homenageia mulheres

PUBLICIDADE

Um momento de intensa alegria, orgulho e júbilo, associado ao desejo imensurável de trabalhar com plena doação, dando o melhor de si em favor da causa da Justiça. Foi assim que a nova desembargadora Clarice Claudino da Silva descreveu a experiência de investidura no cargo, ocorrido na manhã de hoje, 6 de março, em sessão solene do Pleno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, em Cuiabá. A magistrada assumiu sua nova função diante de um plenário repleto de admiradores e calorosa manifestação de boas vindas.

A saudação inicial, proferida em nome do Tribunal Pleno, foi feita pelo desembargador José Tadeu Cury que fez consignar a trajetória profissional da nova desembargadora, destacando sua irrepreensível atuação de julgadora, e sua condição de detentora de atributos indissociáveis da atuação judicante como equilíbrio, sensatez e serenidade.

A proximidade da data da posse com o Dia Internacional da Mulher, 8 de março, foi evidenciada como proposital. De acordo com a nova desembargadora, foi uma forma de homenagear todas as mulheres e de estimulá-las a seguir seus sonhos. Em suas primeiras palavras a desembargadora Clarice Claudino fez especial menção à desembargadora Shelma Lombardi de Kato, dedicando a ela o momento de ápice de sua carreira de magistrada. Clarice Claudino é a terceira mulher a ser empossada no cargo de desembargadora do TJMT.

A solenidade de posse foi prestigiada por várias autoridades, entre as quais a procuradora-geral adjunta do Estado Maria Magalhães Rosa; defensor público-geral do Estado Djalma Sabo Mendes Júnior; o corregedor-geral do Ministério Público procurador Edmilson da Costa Pereira; prefeito de Cuiabá Wilson Santos; juíza federal diretora em exercício do Foro da Seção Judiciária de Mato Grosso Adverci Rates Mendes de Abreu; deputada estadual Chica Nunes, na condição de representante da Assembléia Legislativa; e o presidente da Associação Mato-grossense de Magistrados juiz Walter Pereira de Souza.

Trajetória – A desembargadora Clarice Claudino da Silva formou-se em Direito em 1980 e iniciou sua carreira na magistratura em 1988 na comarca de Poconé, quando da sua aprovação em concurso público. Ao longo de 20 anos, jurisdicionou também nas comarcas de Sinop e Cáceres e em 1996 assumiu a Terceira Vara de Famílias e Sucessões da Comarca de Cuiabá, ao ser promovida para a Entrância Especial. Começou a jurisdicionar como juíza substituta de Segundo Grau no Tribunal de Justiça em 2005, até ser eleita em 19 de fevereiro deste ano para desembargadora, em vaga aberta com a aposentadoria do desembargador Licínio Carpinelli Stefani.

Ao longo da sua trajetória, exerceu também funções como professora da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis/MT); presidência da Comissão Estadual do Movimento Permanente pela Conciliação; coordenação do projeto Justiça Comunitária. É de sua autoria o projeto que criou o Núcleo de Conciliação e Mediação Familiar na Comarca de Cuiabá.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: obra do hospital municipal está 89% executada, diz empresa

A empresa de engenharia responsável pela construção confirmou, ao...

Projeto do voto impresso nas eleições avança na Câmara; 4 deputados de MT favoráveis

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou...

Ministro anuncia R$ 140 milhões para a agricultura familiar em Mato Grosso

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, fará...

Senador mato-grossense propõe semana para incentivar educação cidadã

O senador Jayme Campos (União-MT) apresentou um projeto de...
PUBLICIDADE