O desembargador Mariano Alonso Ribeiro Travassos assume hoje o comando do Poder Judiciário em Mato Grosso. Ele sucederá Paulo Lessa na presidência do Tribunal de Justiça.
O desembargador Paulo da Cunha será empossado como vice-presidente e desembargador Manoel Ornellas de Almeida, como corregedor-geral da Justiça.
Travassos assume com o Judiciário mato-grossense sendo considerado, em pesquisa apresentada pelo Conselho Nacional de Justiça, como sendo o mais célere do país no que diz respeito ao tempo de julgamentos no âmbito de Segundo Grau. No levantamento Justiça em Números, relativo ao ano de 2007, o índice de morosidade médio dos tribunais do país está acima de 45%. Conforme o estudo, o índice detectado no TJMT foi de apenas 8,3%
O novo presidente também encontrará servidores do Judiciário irritados com recente decisão do CNJ – Conselho Nacional de Justiça- em vetar o pagamento de adicional por tempo de serviço sobre o subsídio dos servidores, cumulação de salários de cargos efetivos e comissionados e aplicação retroativa do novo sistema de cálculo salarial, cerca de 3,6 mil dos 5,6 mil funcionários do Judiciário serão prejudicados.