segunda-feira, 16/setembro/2024
PUBLICIDADE

Deputado quer que ONGs em Mato Grosso façam o recadastramento

PUBLICIDADE

O deputado estadual José Domingos Fraga (DEM) quer aprovar em Mato Grosso política já adotada pelos demais poderes legislativos do país em relação às Organizações Não-Governamentais (ONGs) estrangeiras que não responderam ao chamado do governo brasileiro para o recadastramento junto ao Ministério da Justiça. Segundo ele, não se trata de fechar o cerco às organizações, nem de discriminá-las, mas sim prestigiar as ONGs sérias, que prestam serviços de qualidade ao povo e ao estado”, informou ele.

O prazo para o recadastramento, estabelecido inicialmente até novembro de 2008 e depois prorrogado, foi concluído no dia 2 de fevereiro de 2009. Desde então, as (ONGs) estrangeiras que atuam no Brasil, e não concluíram o processo de recadastramento, estão impedidas de receber recurso público da União.

Por similaridade, pela proposta que tramita na Assembleia Legislativa, as ONGs que não estejam cadastradas e/ou que não fizeram o seu recadastramento na Secretaria Nacional de Justiça (SNJ), em conformidade com a Portaria nº 1.272, do Ministério da Justiça, ficam impedidas de receberem recursos públicos do governo mato-grossense.

Para fins de acesso, o cadastro e/ou recadastramento poderá ser comprovado através de cópia autenticada do Diário Oficial da União, que publicou a lista das ONGs legalizadas.

O projeto que tramita sob número 35/2008 fixa ainda, que será exigida das entidades estrangeiras, a comprovação de atuação legal há pelo menos três anos no Estado de Mato Grosso.

Segundo José Domingos Fraga, a medida é auxiliar à União no combate de entidades falsas, que utilizam os benefícios públicos, para proveito de criminosos oportunistas.

“As organizações estrangeiras deverão prestar contas anualmente ao Ministério da Justiça, onde o Governo Federal terá instrumentos efetivos para impedir a atuação das organizações criminosas que tentarem permanecer na ilegalidade.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Tribunal define que câmara em Mato Grosso pode autorizar concessão de serviços

Os desembargadores que compõem o Órgão Especial do Tribunal...

Mauro espera que novo traçado ‘destrave’ projeto da ferrovia Sinop-Miritituba

O governador Mauro Mendes analisou, na sexta-feira, em Sinop,...

Prefeitura de Peixoto firmará parceira para implementar usina de energia solar

A prefeitura de Peixoto de Azevedo (190 quilômetros de...
PUBLICIDADE