quinta-feira, 19/setembro/2024
PUBLICIDADE

Nova Mutum: secretária anuncia reestruturação na Assistência Social

PUBLICIDADE

A secretária de Assistência Social, Karla Lautenschlager, participou ontem, de encontro estadual em Cuiabá, com a secretária Estadual de Trabalho e Assistência Social, Terezinha Maggi, para tratar da implantação de políticas públicas estruturantes. Foi detalhada a Política Nacional de Assistência Social (PNAS/2004), que estabelece os eixos estruturantes e os princípios e diretrizes do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), e da Norma Operacional Básica do SUAS (NOB/SUAS), que juntas representam os dois marcos regulatórios da nova concepção de assistência social.

É dentro dessa nova visão que a secretária Karla Lautenschlager está reestruturando todos os serviços, ações e projetos. “Estamos num processo de reorganização, sobretudo de institucionalização de ações, projetos e programas, com vistas a desenvolver de forma legal e transparente a nossa proposta de governo para a assistência social”, reiterou. Para que esse objetivo seja atingido, Karla pretende contar com as parcerias tanto governamentais e não-governamentais, agindo sempre numa concepção de renovação. “Havia inúmeras pendências e irregularidades e, em função disso, a nossa prioridade é a reestruturação da secretaria, regularizando a situação do município junto aos governos do Estado e União, com o objetivo de pleitear recursos para projetos e convênios, o que nos permitirá ampliar a abrangência da assistência que oferecemos a pessoas em situação de vulnerabilidade social”, disse.

Karla Lautenschlager informou também que a partir de agora, o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) passa a ser a porta de entrada para os serviços oferecidos pela rede pública. “O CRAS é para a assistência social como o PSF é para a saúde”, exemplificou. O objetivo do Centro é atender a população que vive em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza e/ou fragilização de vínculos afetivos, sejam eles relacionais ou de pertencimento social, ou seja, discriminações etárias, étnicas, de gênero ou por deficiências, entre outras.

Segundo a secretária, o objetivo principal é a prevenção de situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições e fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. “Para que possamos atingir todos os nossos objetivos estamos dotando o CRAS de equipe multiprofissional, integrada por assistente social, psicóloga e agentes administrativos”, explica a secretária Karla. O CRAS está localizado e em pleno funcionamento na Avenida dos Uirapurus, antigo prédio do SAAE.

A coordenadora Lisandra Brondani Tissiani e a assessora técnica Janete Aparecida Soares também participaram do encontro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Deputado de MT propõe leis para agravar penas de membros de facções criminosas

Projetos de lei do deputado José Medeiros (PL-MT) estabelecem...

Ministro do STF acata pedido e suspende lei que punia invasores de terra em Mato Grosso

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF),...

TCE aprova contas das prefeituras de Juína e Ipiranga do Norte

O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso...
PUBLICIDADE