A senadora Serys Marli foi indicada pelo Partido dos Trabalhadores para ocupar a 2ª vice-presidência do Senado. A indicação é baseada no critério da proporcionalidade do número de senadores de cada partido, mas não está havendo consenso entre as lideranças. A sessão marcada esta tarde acabou sendo suspensa por falta de acordo.
O PMDB, partido com maior número de senadores teve ontem o senador José Sarney (AP) eleito presidente, vencendo o petista Tião Vianna. Pelo critério o PMDB ainda tem direito a ter um senador na 2ª Secretaria, cadeira que reivindica para o senador Mão Santa (PI). O PSDB deverá indicar o senador Marconi Perillo (GO) para a 1ª Vice-Presidência, enquanto o DEM já acenou com Heráclito Fortes (PI) para ocupar a 1ª Secretaria. O PTB deverá indicar um senador para ocupar a 3ª secretaria.
A mato-grossense Serys Slhessarenko acabou apoiando a candidatura de Tião Vianna e aguarda os desdobramentos dos acordos de liderança, embora no PT não há outros senadores ‘concorrendo’ aos demais cargos da mesa diretora.