o secretário de Estado de Desenvolvimento do Turismo, que também é presidente do Comitê Pró-copa do Mundo de Futebol em Cuiabá, Yuri Bastos Jorge, falou sobre os preparativos do Estado para a visita da comitiva da Fifa/CBF a Cuiabá. A comitiva realizará uma inspeção na quarta-feira onde sobrevoará áreas como o Aeroporto Marechal Rondon, o Estádio Verdão e o Centro Histórico de Cuiabá.
Yuri Bastos destacou o esforço que o Governo do Estado está fazendo para que Cuiabá seja sede dos jogos da Copa. O secretário relembrou que desde 2007 o Governo vem se empenhando para atender três pontos básicos: a unidade política, que demonstra a vontade política em trazer o evento para Cuiabá; o planejamento que o Comitê Pró-copa está realizando para que Mato Grosso tenha a estrutura necessária para receber visitantes, jogadores e organizadores dos jogos; e o financiamento para as obras.
Segundo ele, o Governo do Estado está preparado para realizar os investimentos necessários para a realização dos jogos em Mato Grosso. Segundo o secretário, já existe um Fundo “Pró Copa”, que já soma R$ 100 milhões.
“Mas o dinheiro que o Estado vai investir não chega nem perto dos recursos que virão através do Governo Federal e da iniciativa, que devem beirar os R$ 8 bilhões”, disse Yuri Bastos. “Além disso, Cuiabá e cidades vizinhas receberão investimentos nas áreas de Saúde, Infra-estrutura e Segurança Pública que vão gerar emprego e melhorar a qualidade de vida de todos”.
Para o secretário, trazer a Copa para Mato Grosso também é uma oportunidade de mostrar o potencial do Estado em diferentes setores, além de acelerar o desenvolvimento econômico e social. “É uma oportunidade única de mostrar Mato Grosso para o mundo”, destaca ele.
A população cuiabana está sendo convidada a recepcionar o Comitê Organizador da Copa do Mundo, à partir das 18 horas. A intenção é mostrar a mobilização popular e o apoio dos cuiabanos à realização dos jogos em Cuiabá. A Prefeitura de Cuiabá declarou ponto facultativo nas repartições nesta terça-feira, a partir 15 horas.
Os membros do Comitê serão recepcionados pelos caciques Megaron Txucarramãe e Raoni Metuktire que realizarão uma saudação aos membros da comitiva. Segundo Yuri, eles serão a comissão de frente da recepção, já que Mato Grosso, além de ter belezas naturais e turísticas, desenvolvimento econômico, é também um Estado rico em diversidade cultural, marcado por respeito às diferenças e principalmente à integração das diferentes culturas.