A maioria dos maquinários da Prefeitura de Nova Mutum está sem condições de trabalho. No pátio da secretaria de Obras e na oficina da prefeitura a situação é precária. “A maioria está parada no pátio, passando por reparos”, afirmou o secretário José Menolli, acrescentando que a “pior situação” é dos ônibus que fazem o transporte escolar. Dos 22, 18 são próprios da prefeitura e estão parados, mas na segunda semana de fevereiro, com o início das aulas, terão que estar nas estradas buscando os alunos. Aí vem o problema: todos eles precisam de reparos mecânicos e pelo menos 5 novos motores. A parte interna dos ônibus também esta sendo reformada, alguns estofados rasgados devem ser trocados. Os reparos devem terminar até o inicio das aulas, em fevereiro.
A falta de segurança preocupa o secretário. “Esses ônibus vão começar a transportam alunos a partir de fevereiro e precisamos deixá-los em boas condições de uso e seguros, Toda a nossa equipe esta priorizando isso”, disse Menolli.
Há alguns dias, os caminhões de coleta do lixo também estavam com problemas. Por esse motivo, desde dezembro, não estava sendo feito o recolhimento. Os caminhões foram concertados e a coleta foi normalizada. A prioridade agora é arrumar as patrols, pá carregadeira e caminhões e, consequentemente, as estradas.
Os pneus de alguns veículos também precisam ser trocados. 80% estão sem condições de uso. Assim que acabar a reforma do maquinário deve começar o cascalhamento das estradas vicinais, facilitando o escoamento da safra agrícola.
(Atualizada às 07:33h em 16/01)