O ministro de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger, reúne-se sta tarde com Blairo Maggi para tratar da regularização fundiária proporcionando legalização imediata das glebas de terra com até 100 hectares, a criação de um órgão executivo com a tarefa de coordenar e monitorar o trabalho dos estados e municípios, e a instituição de um regime jurídico mais simplificado. O início da regularização também será tratado.
Em julho do ano passado, o ministro percorreu os municípios de Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Sinop, Sapezal, dentre outros, onde reuniu-se com produtores.
Mangabeira e Blairo debatem ainda propostas de recuperação e racionalização da malha de estradas regionais e vicinais, criação de um programa de estímulo à aviação regional com a abertura de linhas aéreas domésticas com baixo e médio potencial de tráfego e a construção de uma rede de transporte hidroviário que não interfira no mercado de energia elétrica brasileiro. As medidas estratégicas voltadas para o transporte previstas no PAS (Programa Amazônia Sustentável) e têm como finalidade melhorar a logística local e integrar a região.