O pleno do TRE realiza hoje, às 18h, a primeira sessão plenária de 2009. O processo que abrirá a pauta de julgamento do Tribunal será o agravo regimental interposto pelo ex-prefeito de Rondonópolis, Adilton Sachetti (PR), que tenta mais uma vez “destrancar” o processo de suposta compra de votos que pesa contra o novo prefeito José Carlos do Pátio (PMDB).
O TRE já havia indeferido no dia 17 de dezembro o mandado de segurança interposto por Sachetti. Até o momento, três juízes-membros do pleno (Alexandre Elias, José Zuquim e Rodrigo Navarro) votaram pela derrubada da liminar que trancou o processo até que a Polícia Federal conclua a investigação feita paralelamente ao processo do Ministério Público Eleitoral. A relatora Maria Abadia Pereira de Souza Aguiar, no entanto, votou pelo indeferimento do recurso.
O processo que pode custar a cassação do diploma de Pátio está em fase de instrução e julgamento. O novo prefeito de Rondonópolis pediu a suspensão do processo alegando que a Polícia Federal, que teria atribuição de investigar o caso, ainda não concluiu o seu inquérito. Também acusa uma suposta parcialidade por parte dos promotores Joana Maria Bortoni Ninis, Maria Fernanda da Costa e Sérgio Silva da Costa, autores da denúncia que originou o processo. Ao todo, a pauta de julgamento do TRE prevê a apreciação de 18 processos. A maioria se refere a recursos contra condenações por propaganda irregular na campanha.