quinta-feira, 19/setembro/2024
PUBLICIDADE

Silval retorna de férias para anunciar 4 secretários e fechar 1ºescalão

PUBLICIDADE

O governador Silval Barbosa (PMDB) retorna a Mato Grosso nesta quarta-feira (29) após descansar em praias do litoral nordestino com a família e já nas primeiras horas pretende pôr fim ao mistério que se criou em torno da nomeação dos titulares de 4 secretarias de Estado. O cenário de indefinição que exige soluções com urgência já é considerado o primeiro teste de habilidade política do chefe do Executivo.

O principal entrave está na Secretaria de Ciência e Tecnologia, reservada ao PP, que enfrenta o dilema de nomear o vice-governador eleito Chico Daltro ou o deputado federal Eliene Lima dentro de uma estratégia de contemplar na Câmara Federal o pecuarista Neri Geller, eleito segundo suplente.

O desdobramento deste impasse é aguardado com ansiedade pela cúpula do Palácio Paiaguás diante da crise de relacionamento que se instaurou no Partido Progressista (PP). O deputado federal Pedro henry, já escolhido secretário de Estado de Saúde, e o deputado estadual eleito José Geraldo Riva são contrários a movimentação de Daltro.

Nos últimos dias, houve até mesmo realização de reuniões dos filiados do partido sem conhecimento de muitos líderes partidários, o que gerou dúvidas com relação ao futuro da legenda em cargos de primeiro escalão do Estado.

O PP ainda reivindica a Secretaria de Esportes e Lazer, que vai ter um orçamento milionário em mãos por conta da proximidade da Copa do Mundo de 2014 que tem Cuiabá como subsede. A pasta será uma das parceiras da Agência Estadual da Copa do Mundo (Agecopa) na execução de projetos, o que tem atraído interesses de diferentes grupos políticos em ver algum de aliados representados no cargo. O deputado estadual Antônio Azambuja é o mais cotado numa estratégia de contemplar suplentes na Assembleia Legislativa.

O DEM ainda está em dúvida com relação à possibilidade de ser reintegrado ao grupo político da situação. Já foi ofertado a legenda o comando da Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder) ao deputado estadual José Domingos Fraga e, em um segundo momento, um novo cargo de primeiro escalão, o que deve ocorrer ainda no primeiro semestre de 2011. Apesar disso, o DEM ainda reluta em aceitar a proposta.

Candidato derrotado ao Senado, o deputado federal Carlos Abicalil (PT) tem recebido apoio para ser indicado a algum cargo no governo federal, porém, tem a simpatia de Silval para ocupar algum cargo no Estado, o que ainda é indefinido. Até o momento, são 23 nomes confirmados no primeiro escalão do governo estadual. Ontem, foi reiterada a confirmação de Eder Moraes à frente da Casa Civil e Antônio Moraes na Casa Militar. O governador Silval Barbosa tem dito que obedece às indicações partidárias e prioriza a qualidade técnica nas escolhas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE