PUBLICIDADE

Governo de MT cria grupo de trabalho para avaliar reativação de loterias

PUBLICIDADE

O governo do Estado autorizou a criação de um grupo de trabalho com o objetivo de formatar e reestruturar o serviço de loteria do Estado de Mato Grosso (Lemat). A medida foi tomada com base em decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que referendou a possibilidade da exploração deste tipo de serviço pelos estados. A intenção do governo mato-grossense em reativar a loteria é o de promover o financiamento das atividades de saúde, assistência social e desporto.

O decreto foi publicado no Diário Oficial, que circulou ontem. O documento estipula que o grupo de trabalho será composto pelos titulares das Secretarias de Estado da Casa Civil, de Fazenda, de Administração, de Planejamento e Coordenação Geral e da Procuradoria Geral do Estado, ou por servidores indicados pelos chefes destas pastas.

A presidência deste grupo ficará a cargo do secretário-chefe da Casa Civil, Éder de Moraes. O grupo terá um prazo de 45 dias para apresentar parecer e sugestões para o reinício dos serviços de loteria. A reimplatação da Lemat foi aprovada pela Assembleia Legislativa em 2007 e é um projeto de autoria do deputado estadual José Riva (PP).

A lei é composta de “Concurso de Prognósticos” (todo e qualquer sorteio de números e símbolos, considerados loteria, promovido pelo poder público estadual, por meio da Loteria do Estado de Mato Grosso, ou por ela autorizado a associações de cunho beneficente ou desportivo); Loteria (toda operação autorizada pelo poder público que, mediante a distribuição de bilhetes, lista, cupom, vales, sinais, símbolos ou meios análogos, faz depender de sorteio a obtenção de prêmio em dinheiro ou bens de outra natureza).

A Lemat terá, de acordo com a proposta de Riva, as mesmas modalidades lotéricas exploradas pela União, entre elas: Loteria de Números, Instantânea, e ainda a modalidade Estadual Convencional (aquela com venda de elementos sorteáveis previamente numerados, cujo sorteio será efetivado em datas pré-fixadas, para distribuição aos acertadores de prêmios antecipadamente anunciados).

No entanto, será o grupo de trabalho que vai avaliar se este tipo de modelo de loteria será possível ou viável

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Vigia Mais MT tem 126 municípios habilitados e 11,3 mil câmeras de monitoramento entregues

A secretaria estadual de Segurança Pública entregou 11.360 câmeras...

Coronel Mendes anuncia saída do comando-geral da Polícia Militar

O coronel Alexandre Mendes anunciou que vai deixar o...

Em visita a Mato Grosso, senadores avaliam necessidade de investimentos para preservar o Pantanal

Políticas públicas e investimentos em profissionais e em equipamentos...
PUBLICIDADE