A Prefeitura de Sorriso realiza amanhã, às 16h30, o lançamento das obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), entre o Posto de Saúde Central e o Hospital Regional. Os investimentos estão estimados em R$ 1,3 milhão provenientes do governo federal. A nova unidade terá sala de pronto atendimento, três consultórios (um pediatra e dois para clínicos gerais) e oito leitos de observação. Além de sala de acolhimento, sala para gesso, raio-x, de nebulização, administrativo, farmácia e esterilização.
A previsão para o início das obras da UPA é no primeiro semestre de 2011 com a conclusão prevista entre quatro e seis meses. De acordo com o Ministério da Saúde, a unidade de Pronto Atendimento terá capacidade para atender entre 50 a 150 pacientes por dia e é destinada para cidades entre 50 mil a 100 mil habitantes.
Segundo o secretário de Saúde de Sorriso, Ednilson Oliveira, a unidade desafogará o Hospital Regional sendo levado para este apenas casos de maior gravidade e devidamente selecionados. "A UPA desafogará o Pronto Atendimento do Hospital Regional. Com o SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência), nove municípios devem estar interligados com Sorriso. Eles vão ganhar salas de estabilização", declarou o secretário.
Conforme Só Notícias já informou, no início deste mês foi concluído o processo licitatório definindo a empresa que construirá a UPA. Foram duas empresas que concorreram à licitação e a vencedora foi de Sorriso.