O governador reeleito Silval Barbosa (PMDB) conseguiu a garantia da presidente eleita Dilma Rousseff (PT) de que terá atendido o pedido de ampliação dos indicados na futura gestão do governo federal. A reunião foi realizada ontem em Brasília. Silval continua a fazer lobby para “encaixar” o deputado federal Carlos Abicalil no governo petista já que ele não terá mais mandato eletivo a partir de 2011 após perder eleição para o Senado.
O peemedebista pretende que o deputado vá para os quadros do Ministério da Educação e Cultura (MEC), segundo o Diário de Cuiabá. A intenção do governador é ao mesmo tempo fazer com que Abicalil seja contemplado com um cargo, já que não terá mais mandato eletivo e ao mesmo tempo garantir um matogrossense na esfera federal que auxilie na captação de recursos para o Estado. A presidente eleita apenas explicou que terá que esperar as composições dos ministérios por parte dos aliados para assegurar uma maior participação de indicados pelo governador.
Na reunião, Silval também cobrou o compromisso firmado durante a campanha da petista de que Mato Grosso continuará recebendo bons recursos por parte do governo federal. Segundo o governador, Dilma garantiu dar continuidade à política que vem sendo adotada pelo presidente Lula. O peemedebista considerou a reunião satisfatória.