A direção estadual do PR apresentou ao governador reeleito Silval Barbosa (PMDB) uma lista com 7 nomes para ocupar secretarias de Estado a partir de janeiro. O nome do deputado federal Welington Fagundes foi sugerido para a pasta de Transportes e Pavimentação Urbana, mas a definição só sairá em novo encontro na sexta-feira (17).
A apresentação da lista ocorreu no final da tarde de ontem, durante encontro que Silval teve com representantes do PR, inclusive Welington Fagundes, que é presidente estadual da legenda e já admite a possibilidade de integrar o staff. A relação havia sido endossada poucas horas antes durante almoço com a cúpula republicana na residência do deputado estadual João Malheiros, indicado para a Secretaria de Cultura.
A indicação de Malheiros é parte da estratégia do PR em levar para a Assembleia Legislativa 2 suplentes de deputado estadual do partido, já que Teté Bezerra (PMDB) pode ser nomeada secretária de Estado de Turismo, o que abriria vagas para Emanuel Pinheiro e Ondanir Bortolini, o Nininho, ex-prefeito de Itiquira.
O PR sugeriu também a permanência de Pedro Nadaf na Secretaria de Indústria e Comércio; Alexander Maia no Meio Ambiente; Eder Moraes na Casa Civil; Arnaldo Alves no Planejamento; e Edmilson José dos Santos na Fazenda. A novidade ficou com a indicação de César Zílio para a Administração, além de Malheiros para a Cultura, onde estava sendo cotado o vereador Francisco Vuolo.
No caso de Welington, parte do PR deseja que ele ocupe a recém aprovada Secretaria de Transportes e Pavimentação desde que a pasta administre todos os recursos que hoje são destinados à Secretaria de Infraestrutura e também à realização de obras para a Copa de 2014 em Cuiabá. Ele afirma que um novo encontro deve ser realizado na sexta-feira com Silval e os indicados do PR. Os republicanos pretendem manter a atual representatividade no governo e ampliar para 8 o número de deputados na Assembleia.