PUBLICIDADE

Prefeitos de MT e governador de Goiás discutem obra de hidrelétrica

PUBLICIDADE

O senador Marconi Perillo, governador eleito de Goiás, reuniu-se ontem com prefeitos matogrossenses da região Araguaia e manifestou apoio para construção de uma usina hidrelétrica na divisa do Rio Araguaia entre as cidades de Santa Rita do Araguaia em Goiás e Alto Araguaia em Mato Grosso. A audiência foi em Brasília, com a participação do deputado Valtenir Pereira (PSB). Os prefeitos de Alto Araguaia, Alcides Batista, e de Santa Rita, Carlos Salgueiro, vereadores de ambos os municípios, além do diretor da empresa distribuidora de energia elétrica, André Luiz de Castro, apresentaram o projeto do aproveitamento hidrelétrico do Consórcio Ener-Rede Couto Magalhães que prevê a construção de uma barragem de 918m de extensão no rio Araguaia, a cerca de 90 km da sua nascente, formando um lago de 9,11km² (911) hectares, com potência de 150MW.

Em 2001, um consórcio venceu a concessão do leilão para a construção da usina. Em seguida foi realizado estudo durante nove anos pelo Estudo e Impacto Ambiental – EIA, e Relatório de impacto Ambiental – RIMA que foi concluído neste ano e aprovado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e de Recursos Naturais- IBAMA.

A iniciativa privada espera liberação da licença prévia e de instalação para iniciar as obras, previstas para abril de 2011. O empreendimento está avaliado em R$ 500 milhões e atenderá as regiões centro-oeste e sudeste.

De acordo com a assessoria, projeto indica que a construção do aproveitamento hidrelétrico, provocará baixo impacto sócio ambiental, uma vez que na área diretamente afetada não foram identificadas unidades de conservação, áreas indígenas, comunidades quilombolas, praias naturais ou cavernas, e não causará interrupção da migração dos peixes já que a cachoeira Couto Magalhães é um obstáculo natural a piracema. E salienta ainda que somente 4 famílias terão suas moradias atingidas.

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo município no Nortão enfrenta dificuldades no 1º ano

Boa Esperança do Norte, o município mais jovem de...

Prefeito de Peixoto de Azevedo amplia horário de funcionamento de órgãos municipais

O prefeito Nilmar Paulistinha (União), de Peixoto de Azevedo,...

Mais de 5,3 mil indígenas são beneficiados pelo programa SER Família em Mato Grosso

Famílias indígenas de diversas etnias de Mato Grosso estão...

Governo Federal atualiza valor de imposto para microempreendedores individuais

O valor do imposto de arrecadação do Simples Nacional...
PUBLICIDADE