PUBLICIDADE

Prefeito de Sinop cobra hoje de ministro promessa de R$ 10 milhões para hospital

PUBLICIDADE

O prefeito Juarez Costa terá audiência, hoje, com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão. Ele vai cobrar a liberação dos R$ 10 milhões para comprar equipamentos e tentar colocar o hospital municipal em funcionamento. O problema se arrasta desde o primeiro semestre quando Juarez foi pedir apoio do ministro e recebeu a promessa que o dinheiro seria liberado antes do início da campanha eleitoral para que não houvesse risco de bloqueio da verba. Mas o ministério enrolou e os recursos não saíram. Na prática, são mais 6 meses de atraso para o hospital abrir as portas. Laudo técnico de uma equipe do ministério aponta que a estrutura física do hospital está pronta desde dezembro de 2008.

O ministério não explica porque não fez a liberação prometida. Se sair este mês, é muito provável que a licitação para comprar dezenas de aparelhos, incluindo blocos cirurgicos, fique para janeiro de 2011. Ou fevereiro. Considerando o tempo de espera da licitação, compra dos equipamentos, entrega e instalação, é pouco provável que em abril o hospital ainda não esteja atendendo os milhares de sinopenses que ficam horas e horas esperando atendimento no PA- Pronto Atendimento.

A justiça concedeu prazo para a prefeitura, que vence agora em dezembro, para o hospital entrar em funcionamento. O Ministério Público já fez diversas cobranças com o mesmo objetivo. O hospital tem mais de 70 leitos, tem unidades para UTI adulta e infantil.

A prefeitura também articula, com o governo estadual, acordo financeiro para serem bancados os custos mensais com folha de pagamento de médicos, enfermeiros e demais profissionais.

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE