O prefeito Chicão Bedin obteve a confirmação, do Ministério da Saúde, da liberação de R$ 400 mil para construir de duas novas Unidades de Saúde da Família – uma no bairro Rota do Sol e outra no bairro São José. Ele considera Bedin que a destinação da verbas vai fazer com que a estrutura no setor de saúde pública seja maior. "Trabalhamos para garantir a população sorrisense o acesso e qualidade no atendimento da saúde publica do município", disse o prefeito.
O secretário de Saúde, Edmilson Oliveira disse que "a previsão é de até julho de 2011 estarem funcionando, com equipe completa; médico, dentista, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, agentes de saúde e todos trabalhando 40 horas semanais para atender a nossa população", destacou.
Estão em funcionamento na cidade 17 Unidades de Saúde da Família. Com a construção de mais duas, a secretaria prevê que a cobertura com os atendimentos será para mais de 90% da população.
O PSF é um programa criado pelo Ministério da Saúde com a intenção de melhorar o atendimento do SUS. A saúde da família é considerada como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. As equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais freqüentes, e na manutenção da saúde da comunidade, informa a assessoria.