PUBLICIDADE

Lucas e Sorriso entre os 10 com melhor qualidade em serviços básicos

PUBLICIDADE

Cuiabá é o 81º município matogrossense na relação dos melhores avaliados em educação, renda, saúde e ecologia, conforme levantamento do Índice de Desenvolvimento Social Municipal (IDSM) encomendado pela Assembleia Legislativa. Os 10 municípios com melhor qualidade em serviços básicos e proteção ao meio ambiente são Alto Taquari, Primavera do Leste, Rondonópolis, Diamantino, Lucas do Rio Verde, Nobres, Sorriso, Sapezal, Alto Araguaia e Campos de Júlio.

A pesquisa foi feita no primeiro semestre deste ano com base em dados de 2008/2009 das secretarias de Estado de Fazenda (Sefaz), Educação (Seduc), Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe) e Ministério da Saúde.

Um dos responsáveis pelo estudo, o sociólogo Maurício Munhoz argumenta que um dos motivos para a queda de Cuiabá se deve ao fator ecológico. "O Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) registrou um alto índice de queimadas neste período enquanto a ocorrência em municípios do interior esteve em baixos níveis", comentou.

Outro fator que contribui para o enfraquecimento de Cuiabá com relação aos municípios do interior de Mato Grosso no quesito renda trata da capacidade própria de investimentos que está em queda comparado aos municípios dominados economicamente pela força do agronegócio como Rondonópolis, Primavera do Leste, Sorriso e Lucas do Rio Verde.

Em 2003, a Assembleia Legislativa alterou a lei que trata da distribuição do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) beneficiando municípios com vocação agrícola, o que levou as regiões menos favorecidas a continuar recebendo repasses menores do Estado.

Por conta disso, a política pública mais eficiente para corrigir a distorção é o aumento no repasse dos recursos municipais para aumentar a capacidade de investimentos em políticas públicas. "Os municípios de Mato Grosso são dependentes do recebimento deste imposto e é necessário rever os métodos de sua distribuição para torná-la mais justa e assim reverter essas distorções que se apresentam neste contexto social", afirmou Munhoz.

Segundo maior município de Mato Grosso, Várzea Grande aparece em 39º lugar, atrás de Sapezal, Campos de Júlio, Água Boa, Juara, Sinop e Alta Floresta.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Câmara adia votação do aumento de salários de prefeito e vereadores em Guarantã

A sessão extraordinária da câmara de Guarantã do Norte...

Justiça reprova contas do prefeito eleito de Cuiabá

O prefeito eleito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL) teve...

Recesso na prefeitura de Sinop começa dia 23

A prefeitura de Sinop entrará em recesso administrativo no...
PUBLICIDADE