A Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação Geral (Seplan), de acordo com o decreto 2.944 de 27 de janeiro de 2010, abriu na manhã desta segunda-feira, o processo de atualização do Plano de Longo Prazo (PLP) do Estado de Mato Grosso (MT+20) e de elaboração do Plano Plurianual (PPA 2012/2015). O secretário-adjunto da Casa Civil, Vivaldo Lopes deu as boas vindas aos participantes e ressaltou mais uma vez a importância da atualização do PLP. "A atualização do MT+20 significa fortalecer toda estrutura de informações que irão ajudar o Estado a consolidar as bases para receber mais investimentos e atrair mais investidores", informou Vivaldo.
"Embora Mato Grosso esteja crescendo a padrões chineses, coreanos, temos que nos preparar para sairmos da condição de exportadores de matéria-prima para começarmos a investir na industrialização de nossos produtos", acrescentou Vivaldo.
A coordenadora de Desenvolvimento Regional da Seplan, Luceni Grassi explicou que foram formados cinco grupos de trabalho para a atualização do MT+20. "Nesta segunda-feira estamos trabalhando com os técnicos das áreas econômica e social. Todos os órgãos do Governo foram convidados a enviar técnicos para participar das atividades intersetoriais", informou.
Luceni explicou ainda que no processo de atualização do PLP a Seplan fará a coordenação técnica, o apoio metodológico aos órgãos para a atualização das propostas setoriais contidas no Plano, visando o alinhamento das ações e as alterações da LOA. "Nosso objetivo é alinhar a agenda do governador eleito com o PLP e as definições das orientações estratégicas do governador para a elaboração do novo PPA 2012-2015".
O consultor e economista Sérgio Buarque, um dos palestrantes do evento, avalia essa retomada de conceitos como uma busca de um novo cenário de crescimento e desenvolvimento do Estado de Mato Grosso. "É o momento de avaliar e ver o que foi previsto, realizado e o que precisa de readequação em função do momento atual".
Todo o processo de elaboração do Plano de Desenvolvimento do Estado de Mato Grosso – MT+20, que foi realizado em 2005, foi feito com participação social. No novo processo a participação popular será por meio de pesquisa qualitativa junto a pessoas formadoras de opinião, atualizando o Plano de acordo com as demandas sociais já contidas nele.
O prazo para o término da atualização do PLP MT+20 será dia 15 de maio. A alteração da LOA de acordo com a agenda do Governador está prevista para fevereiro de 2011 e a entrega do PPA á Assembleia Legislativa no dia 30 de agosto de 2011.