Os vereadores Leocir Faccio (PDT) e Hilton Polesello (PTB) foram escolhidos como presidente e relator, respectivamente, da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) formada para investigar o suposto uso irregular dos maquinários da prefeitura em serviços para terceiros. Os demais membros da comissão são Luís Fabio Marchioro (PDT), Jane Delalibera (PR) e Paulo Romeiro (PMDB), único vereador da situação.
Segundo Polesello, a comissão espera receber da prefeitura os documentos requisitados na quarta-feira (17) e iniciar a análise e apurar se houve irregularidades. “Vamos iniciar efetivamente os trabalhos a partir do recebimento destes documentos e então faremos as convocações para ouvir todos”, disse.
Conforme Só Notícias já informou, a autoria do requerimento para criação da CPI foi do vereador Gerson Francio, “Jaburu” (PSB), no final do mês passado. Ele explicou que a medida foi necessária devido as denúncias de que os maquinários da prefeitura estão sendo utilizados indevidamente em áreas particulares e que ao cobrar explicações do gestor municipal (requerimentos), eles não são respondidos.
Por outro lado, o vereador líder do prefeito, Maximino Vanzella (DEM), repudiou a criação da comissão. Disse que a utilização dos maquinários da prefeitura para realização de obras em áreas particulares é regulamentada por um programa e não é feito de qualquer forma. O interessado deve protocolar o pedido na Secretaria de Agricultura cujo conselho aprovará ou não a concessão do benefício.
A composição da CPI dos maquinários considerou a representatividade partidária na Câmara de Sorriso. Os vereadores de oposição são oito e, por isso, indicaram quatro membros. Já a situação tem dois parlamentares e teve direito a indicar apenas um integrante.