O atual corregedor-geral da Defensoria Pública, André Luiz Prieto, encabeça a lista tríplice a ser apreciada pelo governador Silval Barbosa (PMDB) para a escolha do Defensor Público Geral que responderá pela entidade no biênio 2011/2013. Ele liderou a opção da categoria com 84 votos, seguido de perto pelo atual Defensor Público Geral, Djalma Sabo Mendes, que conquistou 77 votos.
Com 51 votos, Edson Jair Weschter atingiu a terceira colocação. Aparecem nas últimas opções da categoria José Carlos Evangelista e Valdenir Pereira com 50 e 31 votos, respectivamente. Este último é irmão do deputado federal Valtenir Pereira (PSB), defensor público licenciado.
O documento deverá ser protocolado na Casa Civil até o dia 30 deste mês. O chefe do Executivo tem o prazo de 15 dias para nomeação. Na última escolha feita pelo ex-governador Blairo Maggi (PR), a candidata mais votada, Karol Rotini, foi preterida pelo Palácio Paiaguás levando a nomeação do segundo colocado, Djalma Mendes.
Apesar disso, André Luiz Prieto está confiante de que a opção da categoria vai ser respeitada. “O governador já sinalizou que a intenção é escolher o mais votado. Fico contente com o resultado porque revela o reconhecimento da categoria ao meu trabalho e ao conhecimento que tenho da nossa realidade”, afirmou.
Por outro lado, Djalma Mendes acredita que pode ser mantido no cargo por conta das ações desenvolvidas em seu primeiro mandato que considera essenciais para o fortalecimento da entidade. “Conseguimos levar o serviço da Defensoria Pública aos municípios do interior. Já convocamos 28 defensores públicos aprovados no último concurso e precisamos de mais 55 para fortalecer o quadro. Quero trabalhar para essa nova convocação e pela qualificação dos servidores melhorando também o subsídio da categoria”, comentou.